Gustavo Spolidoro filma “Os Dragões”, seu novo longa

O mais recente projeto do diretor Gustavo Spolidoro está sendo filmado no interior do RS, na cidade de Cotiporã. É o longa-metragem Os Dragões, uma adaptação da obra do escritor mineiro Murilo Rubião, em uma história com fogo, adolescentes e crises geracionais.

O filme tem roteiro de Gibran Dipp (“Ainda Orangotangos”) e Spolidoro, a partir dos contos “Os Dragões”, “O Pirotécnico Zacarias”, “A Cidade” e “Alfredo”. A história gira em torno de cinco adolescentes que, confrontados com o medo da vida adulta que se aproxima e o desafio de encenar uma peça de teatro, acabam somatizando isso em mudanças corpóreas que os levam a adquirir poderes como o fogo dos dragões. O Realismo Mágico de Rubião não trata o fantástico como um universo paralelo, mas sim como algo inserido e a ser aceito pelo real que cerca os personagens.

Os cinco Dragões do título são interpretados por Lóren Maite, Paulo Reginatto, Juliana Zardo, Larissa Tres e Raphael Scarton, que integram a Companhia de Teatro Arte in Cena da pequena Cotiporã, cidade na Serra Gaúcha de apenas quatro mil habitantes. Os mais de 20 atores do grupo e sua diretora, Adriana Titon Balotin, integram o elenco principal do projeto, que desde seu início conta com a ideia de utilizar o cast local. Além deles, mais de uma centena de moradores participaram das figurações.

Marcos Breda interpreta o Mestre de Cerimônias do Gran Circo Rubião. O ator gaúcho radicado no Rio é filho do cotiporanense Ciro e passou parte de sua infância na cidade. Spolidoro também tem raízes no município: sua avó, Ignez Varnier, hoje com 93 anos, é natural de Cotiporã.

Além de “Morro do Céu”, Cotiporã foi cenário dos longas “Os Famosos e os Duendes da Morte” (2009), de Esmir Filho, e “O Filme da minha Vida” (2017), de Selton Mello. Isso porque a cidade, fundada por descendentes de italianos há mais de 140 anos, possui um casario histórico e paisagens impressionantes rodeadas pelo Rio das Antas.

Os Dragões é uma produção da GusGus Cinema, com Distribuição da Lança Filmes, Produção Executiva de Patrícia Goulart e Chico Deniz, Direção de Fotografia de Bruno Polidoro, Direção de Arte de Manuela Falcão, Som Direto de Gabriela Bervian e Marcelo Armani, Montagem de Bruno Carboni, efeitos especiais de set de Tiago Kremer (Muka), efeitos especiais de pós de Alexandre Linck e Assistência de Direção de Cassio Tolpolar. O projeto foi viabilizado pelo Edital PRODECINE 02/2016 da Ancine e Fundo Setorial do Audiovisual.

As filmagens iniciaram em 4 de setembro e seguem até 5 de outubro em Cotiporã e Garibaldi. O dia a dia do filme, em vídeos, fotos e outros materiais pode ser acompanhado pelo Instagram @osdragoesofilme, projeto transmídia coordenado pela Distribuidora Lança Filmes, pelo roteirista Gibran Dipp e operacionalizado pela cineasta Jadhe Fucilini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.