Projeto Paradiso leva três cineastas brasileiros para o Festival de Biarritz Amérique Latine, na França
Desde ontem, acontece o 31º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (Biarritz, França), que promove o cinema e a cultura latino-americanas junto aos franceses. Este ano, o Projeto Paradiso, por meio do programa Brasil no Mundo, oferece apoio a um filme selecionado na competição oficial do evento e a dois profissionais que vão apresentar seus projetos de longas-metragens no BAL-LAB, encontro de coprodução que reúne produtores, distribuidores e sales agents franceses com realizadores da América Latina.
O filme “Tinnitus” (foto), de Gregório Graziosi, produzido pela Cinematográfica Superfilmes, concorre na competição oficial do festival. Além do apoio para Biarritz, o Projeto Paradiso também incentivou a estreia do longa no Festival de Karlovy Vary, na República Tcheca; do Copia Final no Ventana Sur 2021, seção do mercado argentino voltada a longas de ficção em estágio de pós-produção, e também do First Cut Lab Paradiso Brazil, programa de formação e consultoria voltado para longas-metragens em estágio de montagem trazido ao país pelo Projeto Paradiso.
Ainda em Biarritz, outros dois projetos de longas-metragens nacionais serão apresentados no BAL-LAB com o apoio do Projeto Paradiso: “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, produzido pela Duas Mariolas Filmes, e “Triste Maravilhoso”, de Diogo Leite, produzido pela Filmes de Abril. Durante o laboratório, a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, também fará uma apresentação das iniciativas da instituição em um painel no dia 28 de setembro.