Mostra apresenta filmes restaurados sobre os anos de chumbo no Brasil

A Cinemateca Brasileira, a Sociedade Amigos da Cinemateca e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça apresentam, entre os dias 23 e 27 de outubro, a mostra Marcas da Memória, que inclui títulos restaurados pelo projeto “Memória cinematográfica para um tempo sem memória”, selecionado pela Comissão de Anistia no edital Marcas da Memória.

O projeto recuperou, preservou e restaurou obras ameaçadas de cineastas que pensaram o Brasil dos anos 1960-1970, retratando o período de violenta turbulência social e política dos anos de ditadura militar no país. São eles: Os Fuzis, de Ruy Guerra, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1964; Manhã Cinzenta, de Olney São Paulo, exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes de 1970, apesar da proibição da Censura Federal; o curta-metragem Os Anos Passaram, de Peter Overbeck, que retrata a mobilização estudantil brasileira em 1967 e 1968; e o documentário Libertários, de Lauro Escorel, que trata do papel do Anarquismo no início do movimento operário em São Paulo.

Para completar a programação, a Cinemateca Brasileira selecionou mais seis importantes títulos da filmografia nacional com a mesma temática, como Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, vencedor do Festival de Berlim de 1985, e O Fio da Memória, do mesmo diretor, que discute a experiência negra no Brasil; Imagens do Inconsciente, de Leon Hirszman, obra dividida em três partes que retratam três casos tratados pela Dra. Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Pedro II – mais tarde, Museu de Imagens do Inconsciente; e O Caso dos Irmãos Naves, de Luiz Sérgio Person, longa-metragem que conta a história real dos irmãos que foram presos e torturados injustamente.

A mostra celebra ainda o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (World Day of Audiovisual Heritage), que neste ano traz o tema Salvando Nosso Patrimônio Para as Próximas Gerações (Saving Our Heritage for the Next Generation). Comemorado sempre em 27 de outubro por cinematecas e arquivos de vários países, com o apoio da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes – FIAF, o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual busca chamar a atenção da sociedade civil e dos governos para a necessidade de preservação dos materiais fílmicos, televisivos e radiofônicos ao redor do mundo.

A mostra Marcas da Memória dialoga com a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a qual a Cinemateca vem mantendo parceria que já dura mais de 15 anos.

 

Mostra Marcas da Memória
Data:
de 23 a 27 de outubro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo/SP – (11) 3512.6111
Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.