Programa Cinema do Brasil faz pré-seleção para a Carte Blanche do Festival de Locarno

O Programa Cinema do Brasil, focado na promoção comercial e circulação de filmes brasileiros no exterior, dá continuidade à preparação da Seção Carte Blanche do Festival de Locarno, que neste ano será dedicada a produções brasileiras. Dos 40 longas em finalização inscritos, 16 projetos foram escolhidos em reunião realizada na última quarta-feira, 4 de junho. Destes, sete finalistas serão escolhidos pela organização do festival. A realização da Carte Blanche dedicada ao Brasil é resultado de uma parceria entre o Festival de Locarno e o Programa Cinema do Brasil.

Os títulos pré-selecionados não foram divulgados a pedidos do próprio festival, que deve anunciar os finalistas junto com a programação oficial, na segunda quinzena de julho. Por outro lado, a comissão brasileira – formada por integrantes do Programa Cinema do Brasil, pela produtora gaúcha Sara Silveira (Dezenove Som e Imagens) e por Thiago Stivaletti, crítico e programador da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo – destacou a diversidade dos projetos selecionados, que reúnem obras autorais e comerciais, de gêneros como documentário e terror, e produzidas em Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na Carte Blanche, marcada para acontecer de 9 a 11 de agosto, os produtores brasileiros escolhidos apresentarão seus projetos a profissionais da indústria cinematográfica, especialmente, agentes de venda e programadores de festivais internacionais. Um júri escolherá o melhor filme, que receberá um prêmio de 10.000 CHF (cerca de US$ 11 mil) para auxílio na finalização.

A Carte Blanche foi criada em 2011 como parte das atividades destinadas à indústria dentro do Festival de Locarno e tem o objetivo de apresentar uma seleção de filmes em pós-produção de determinada região. As edições anteriores foram dedicadas à Colômbia, México e Chile. A iniciativa tem o patrocínio da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC) do Ministério das Relações Exteriores (FDFA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.