“Serra Pelada” vence Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia

O longa Serra Pelada, de Heitor Dhalia, foi escolhido o melhor filme da Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia, que aconteceu em Moscou, de 27 de maio a 1º de junho, e em São Petersburgo, de 4 a 7 de junho.

Com votação realizada há três anos em Moscou, foi a primeira vez que o público de São Petersburgo também pôde escolher o melhor filme do festival. Realizada pela Linhas Produções Culturais, em parceria com a Embaixada do Brasil, em Moscou, e com o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, a mostra chegou este ano à 7ª edição em Moscou e à 4ª em São Petersburgo.

Em sete anos, 86 filmes brasileiros já foram exibidos na Rússia. Em 2014, foram escolhidas oito produções brasileiras.  Além de Serra Pelada, fizeram parte do circuito A Busca, de Luciano Moura; Cine Holliúdy, de Halder Gomes; Até que a Sorte nos Separe 2, de Roberto Santucci; O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim; Eles Voltam, de Marcelo Lordello; O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz; e Latitudes, de Felipe Braga.

O diretor Halder Gomes, de Cine Holliúdy,  esteve presente na abertura do festival em São Petersburgo e participou, na última sexta-feira (6), de um debate com o público após a exibição do seu filme.

O Festival de Cinema Brasileiro fez parte, este ano, dos Dias de Brasil na Rússia, série de eventos culturais e uma das maiores manifestações da arte brasileira já vista naquele país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.