Festival de Cinema de Nova York premia “A Coleção Invisível”

O 12º Brazilian Film Festival de Nova York, que aconteceu de 1º a 7 de junho, começou com a exibição do longa Orfeu (1999), de Cacá Diegues, e terminou com o show do cantor Toquinho, totalmente lotado, em homenagem ao centenário do amigo e parceiro, Vinícius de Moraes.

O diretor Bernard Arttal, recebeu o troféu Lente de Cristal pelo longa “A Coleção Invisível” (2013), escolhido pelo público como o melhor filme da competição. Entre os curtas, o vencedor foi “Tempo da Navalha” (2013), com roteiro e direção de Guilherme Aguilar e Luiz Ferraz.

“A Coleção Invisível”, do baiano-francês Bernard Arttal, foi exibido nos primeiros dias do festival quando o longa “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, e o documentário “Revelando Sebastião Salgado”, de Betse de Paula (ganhador do festival em Londres) eram apontados como favoritos na boca de urna. O filme apresenta Vladimir Brichta pela primeira vez como protagonista e Walmor Chagas em seu último longa-metragem. Baseado no conto homônimo do austríaco Stefan Zweig, o longa conta a história de Beto (Vladimir Brichta) que, para resolver a crise financeira da loja de antiguidades de sua família, se aventura pelo interior da Bahia em busca de uma coleção de gravuras raras. Ali, ele encontra Samir (Walmor Chagas), o colecionador e sua família arruinada pela decadência das plantações de cacau. O encontro o fará mergulhar na sua própria história familiar e mudar sua visão do mundo.

O longa já recebeu treze prêmios no circuito dos festivais, inclusive oito de melhor filme em Gramado, Lisboa, Bogotá, Anápolis (Goiás), Newport Beach (EUA) e Paris. Produzido pela Santa Luzia Filmes e pela Ondina Filmes, “A Coleção Invisível” foi rodado em 2011 em Salvador e na região cacaueira da Bahia. Além de Vladimir Brichta e Walmor Chagas, o elenco conta ainda com Ludmila Rosa, Clarisse Abujamra, Conceição Senna, Paulo Cesar Peréio e Frank Menezes.

Ao todo, o festival exibiu 12 curtas e 13 longas brasileiros, sendo nove deles em competição. Além dos já citados, também estavam na disputa: “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra; “SOS Mulheres ao Mar”, comédia de Cris D’Amato, ambos representados pela atriz Fabíula Nascimento; “Gata Velha Ainda Mia”, de Rafael Primot, que contou com a presença da atriz Regina Duarte, comemorando sua volta aos cinemas após 19 anos; a comédia “Mato sem Cachorro”, apresentado pelo protagonista, o ator Bruno Gagliasso; o documentário “Rio de Fé – Um Encontro com o Papa Francisco”, de Cacá Diegues; e “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, representado pelo diretor Cavi Borges.

Entre os filmes fora da competição, “Vinícius”, de Miguel Faria Jr., teve sessão ficou lotada de fãs de Vinícius de Moraes e admiradores da música brasileira, como o cantor americano David Byrne. As filhas de Vinícius, Maria e Georgiana de Moraes, apresentaram o filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.