MIS exibe “O Último Filme de meu Pai”, sobre a trajetória profissional do cineasta Penna Filho

A próxima edição do Doc.MIS, o programa do MIS, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo, dedicado à exibição e debate sobre documentários, acontece no dia 17, às 19h, e apresenta “O Último Filme de meu Pai”. A produção narra a história profissional do cineasta Penna Filho, o “operário do cinema”, responsável por uma vasta produção cinematográfica com cunho social e político ao longo de cinquenta anos. O filme é dirigido por sua filha e cineasta Fabi Penna, que participa do evento para debater sobre o gênero documental e a vida e obra de Penna Filho. Juntam-se a ela no debate Renato de Sá, diretor musical do filme, e Daniel Obeid, roteirista do longa.

No documentário, Fabi Penna percorre os três estados onde Penna Filho viveu (ES, SP e SC), coletando documentos e depoimentos para remontar a sua trajetória. Além disso, o filme também conta com trechos de filmes do cineasta e material de arquivo.

Penna Filho faleceu em 2015, aos 79 anos. Em sua carreira de mais de cinquenta anos, constam mais de trinta produções, entre elas, “Até o Último Mercenário” (1971), “O Diabo Tem Mil Chifres” (1972) e “Um Craque Chamado Divino” (2005). Seu último longa, “Das Profundezas”, lançado em 2013, aborda o trabalho dos mineiros em Criciúma. O cineasta, autodidata, trabalhou como locutor, dublador, ator, redator, repórter, jornalista, produtor, assistente de direção, continuísta, roteirista e diretor. Teve como “escola” as produções de Mazzaroppi, Ary Fernandes, Ody Fraga, entre outros. Paralelamente a sua atuação no cinema, ingressa na televisão, aposentando-se pela TV Cultura de São Paulo, onde dirigiu programas como “Câmera Aberta” e “Relatório 2”, na década de 1980. Já em Florianópolis (SC), fundou, em 1995, sua própria produtora de filmes, a Penna Filho Produções, hoje comandada pela filha Fabi, que o acompanhava em seus trabalhos como produtora, diretora de arte e assistente de direção.

Os ingressos para o evento são gratuitos, com retirada com 1h de antecedência na bilheteria física do MIS (Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.