MinC promove, em São Paulo, Seminário sobre ações afirmativas na cultura

Debater e fomentar as políticas públicas de cultura destinadas à promoção da diversidade, da equidade e da inclusão social. Esse é o objetivo do 1º Seminário de Ações Afirmativas na Cultura: Política Nacional Aldir Blanc em Todo Canto do Brasil, que o Ministério da Cultura (MinC) realiza nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do evento no Sesc Bom Retiro, no final da tarde do primeiro dia, em uma conversa sobre o tema.

O Seminário é promovido no momento em que o MinC faz o maior investimento da história em ações afirmativas por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

O encontro irá reunir gestores públicos, pesquisadores, agentes culturais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil para refletir sobre a importância das ações afirmativas como instrumento de integração social, econômica e cultural, bem como um mecanismo de enfrentamento à discriminação nas suas múltiplas dimensões.

Também irá promover a visibilidade ao processo de implementação nacional da Aldir Blanc, além de difundir as boas práticas de gestão pública dos entes federados em ações afirmativas e fortalecer as políticas públicas de cultura.

A programação busca enfatizar as ações afirmativas na cultura como dispositivo de reparação histórica e de combate às desigualdades de acesso às políticas culturais. Em mesas com especialistas, membros da sociedade civil, das gestões públicas estaduais e municipais e representantes da Pasta, serão debatidas as especificidades das ações afirmativas na cultura, seus desafios e oportunidades nas políticas culturais federais e na Aldir Blanc, além da importância da participação social em sua implementação.

O encontro contará ainda com falas inspiradoras, rodas de conversa e apresentações artísticas. A realização é do Ministério da Cultura em parceria com o Sesc SP e o Comitê de Cultura de São Paulo.

One thought on “MinC promove, em São Paulo, Seminário sobre ações afirmativas na cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.