Ano Cultural Brasil/Reino Unido abre oficialmente com clássico de Hitchcock na Sala São Paulo

São Paulo é a primeira cidade brasileira a participar da jornada cultural inédita entre Brasil e Reino Unido. No dia 5 de outubro, o Ano Cultural Brasil/Reino Unido será lançado oficialmente no país com um evento especial na Sala São Paulo, em parceria com a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Na ocasião, o clássico “O Inquilino” (The Lodger, 1927), de Alfred Hitchcock, considerado a primeira obra-prima do cineasta britânico, terá sua trilha sonora executada ao vivo pela orquestra Brasil Jazz Sinfônica. A exibição, gratuita, será o marco inicial do Ano Cultural no Brasil, um gesto simbólico de encontro e celebração da diversidade cultural entre os dois países. Os ingressos podem ser garantidos neste link.

Até junho de 2026, a temporada promove mais de 100 projetos que abrangem residências artísticas, performances, exposições, mostras de cinema, conferências acadêmicas e ações de impacto social e ambiental. A programação acontece em todas as cinco regiões do Brasil e no Reino Unido, com entradas gratuitas ou acessíveis ao público, e tem como eixos temáticos a emergência climática, a diversidade, a representatividade e a alegria como força coletiva.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, e o Instituto Guimarães Rosa (IGR), órgão do Itamaraty responsável pela diplomacia cultural brasileira. Juntas, as instituições desenharam um programa que busca não apenas fomentar o intercâmbio criativo, mas também construir parcerias de longo prazo entre artistas, lideranças culturais e instituições, deixando um legado nos dois países.

Para incentivar o intercâmbio cultural e ampliar a abrangência geográfica da programação, o British Council e o IGR realizaram em 2024 uma chamada pública internacional, convidando instituições brasileiras e britânicas a apresentarem projetos conjuntos. Um dos principais critérios de seleção foi o foco em colaboração bilateral, com cada iniciativa envolvendo pelo menos uma organização de cada país. Foram selecionadas dez propostas com forte potencial de impacto e já consolidadas em suas respectivas áreas.

Entre os parceiros envolvidos estão instituições renomadas como British Museum, British Film Institute, Science Museum, Museu do Amanhã, Museu das Amazônias, Sesc São Paulo, Fundação Padre Anchieta, Julie’s Bicycle, a Pivô Arte e Pesquisa e o festival Amazônia Mapping, entre outros.

Mais detalhes da programação estão disponíveis em ukbrseason.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.