TV Brasil estreia a série documental “Brasil Migrante”

O imaginário das pessoas que rompem com a vida rural e mudam-se para as metrópoles é o mote para a série documental Brasil Migrante, que estreia nesta quinta-feira, 12 de abril, às 6h, na faixa Olhar Nacional da TV Brasil. Em 13 episódios de 52 minutos, a produção independente apresenta um novo enfoque para o clássico problema das migrações e do inchamento das periferias das grandes cidades do país.

Cada edição investiga uma dimensão humana fundamental, pouco destacada em documentários de televisão: o imaginário. A série analisa esse processo de adaptação, muitas vezes traumático, que permeia aspectos da vida profissional, econômica e também psicológica, emocional e existencial. Apesar de estar em uma nova realidade, o imaginário desses migrantes continua vinculado ao passado. O dezenraizamento é o conceito que une os documentários.

Em cada episódio, o programa acompanha um personagem do Brasil rural que migrou para espaços urbanos entre as décadas de 1950 e 1980. São homens e mulheres da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A produção revela o pensamento desses migrantes imerso em recordações, símbolos e arquétipos. A ideia é investigar essas raízes profundas que ainda se encontram lá, na roça, no cerrado, na floresta, na beira do rio ou em qualquer outro lugar distante, deixado para trás e para sempre, com seus mitos, festas, tabus e tradições culturais.

Produzida pela Gaya Filmes, a série, finalizada no ano passado, tem direção do cineasta Renato Barbieri (“Cora Coralina – Todas as Vidas”, 2017). Além dos episódios semanais inéditos, a produção documental Brasil Migrantes também vai ao ar em horário alternativo na TV Brasil nas madrugadas de domingo para segunda-feira, às 2h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.