Setor de publicidade agora tem tabela de custos para merchandising no cinema

A agência Africa Rio desenvolveu uma tabela referência que servirá como base para as negociações de contrato de merchandising para cinema e teatro, assim como acontece no modelo já desenvolvido para a televisão.

A Procter & Gamble é o primeiro parceiro da Africa neste projeto. Nos próximos meses, produtos da empresa estarão em grandes produções de cinema como “Gonzaga de Pai para Filho”, “Muita Calma nessa Hora 2”, “De Pernas pro Ar 2” e “Minha Mãe é uma Peça”, que fecharam contratos totalizando cerca de R$ 8 milhões.

A expectativa é de que novos negócios sejam fechados ainda neste ano, alcançando mais de R$ 10 milhões, além do que já foi firmado.

A tabela foi criada tendo como referência o formato já utilizado no cálculo para a inserção de merchandising na televisão. “No Brasil, essa relação com o cinema era intuitiva, não havia raciocínio estratégico, de business. Havia uma dificuldade de se chegar a um denominador comum com relação a valores. Agora temos algo palpável, a partir de onde se pode iniciar uma discussão, o que viabiliza a entrada mais objetiva de recursos”, explica PC Bernardes, presidente da Africa Rio.

No caso do cinema, os valores são calculados de acordo com a projeção de número de espectadores nas salas, a venda em DVD, a exibição em TV fechada e, posteriormente, em TV aberta e agora downloads, sendo possível prever o impacto do lançamento e o público que ele pode alcançar no longo prazo. A partir daí, é feito o cálculo que servirá como base para anunciantes e produtores para a inserção do merchandising.

Este novo modelo de merchandising surge justamente no momento em que o mercado cultural vem se expandindo com o aumento da renda dos brasileiros.

One thought on “Setor de publicidade agora tem tabela de custos para merchandising no cinema

  • 29 de dezembro de 2014 em 18:28
    Permalink

    como posso ter acesso a esta tabela de preços?
    Abs
    Zemauro

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.