Fórum Brasil de Televisão divulga programação

Será realizada em São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho, a 13ª edição do Fórum Brasil de Televisão, encontro de negócios em programação de TV da América Latina. Cerca de 60 palestrantes e debatedores, representando pelo menos 50 canais de TV aberta e por assinatura, nacionais e internacionais, estarão presentes para interagir com a comunidade de produção e discutir suas principais questões.

Esta edição do Fórum Brasil de Televisão será a primeira realizada após a sanção da Lei 12.485, que altera o marco legal da TV por assinatura no país e cria cotas de produção nacional nos canais pagos. A lei chega no momento em que esta indústria vem crescendo a taxas de 30% ao ano e traz dois efeitos imediatos ao setor: permite o aumento no número de empresas prestadoras do serviço, sobretudo de TV a cabo, e abre novos espaços para a produção nacional na TV paga, seja através de novos canais nacionais ou de conteúdos locais na grade dos canais internacionais. Além disso, o Ministério da Cultura e a Ancine anunciaram recentemente a ampliação do Fundo Setorial do Audiovisual para a relevante quantia de mais de R$ 200 milhões para investimento em produção.

Para falar sobre este cenário, o Fórum Brasil de Televisão terá a presença de Manoel Rangel, presidente da Ancine, que mais uma vez se dispõe a falar, explicar e ouvir as necessidades do mercado.

A programação também inclui apresentações e debates sobre os principais temas deste mercado hoje, entre eles: a produção para a TV por assinatura, as condições do mercado internacional, a ascensão da classe C e as necessidades de conteúdos dublados e legendados, a produção transmídia, que percorre todas as plataformas e a produção cinematográfica.

Outro foco desta edição é a produção infanto-juvenil, campo em que o Brasil e demais países da América Latina têm destaque. Um painel internacional debaterá o futuro desta produção do ponto de vista da sustentabilidade dos negócios e da viabilização deste conteúdo.

Ainda no segmento infantil, o Fórum Brasil de Televisão receberá o pitching do Cartoon Network, que dará o prêmio inédito de R$ 50 mil para o melhor projeto de série em animação ou live-action, para crianças de 3 a 12 anos.
Outra novidade desta edição do Forum será o lançamento de três editais para a produção de séries e curtas-metragens que a TV Escola, canal do Ministério da Educação, realizará durante o evento. O valor total aproximado é de R$ 3,5 milhões e os editais ficarão disponíveis no site da Acerp/EBC, que faz a operação do canal.

Esta 13ª edição também terá as tradicionais sessões de “30 Minutos Com”. Nestas sessões, executivos de aquisição e coprodução de canais de TV aberta e por assinatura de todo o mundo vão expor aos produtores suas demandas de programação, facilitando a realização de negócios ao longo dos dois dias de evento. Este ano, serão realizadas sessões com os canais: Telecine, Multishow, GNT, Universal Channel, ESPN, Rá-Tim-Bum, SescTV, Canal Brasil, Arte 1, WooHoo, MixTV, Cine BrazilTV, Climatempo, TV Escola, TV Brasil, DW, e com as programadoras, Viacom, Fox, Box BrazilTV, Grupo Semba (Angola) e MBC (Coreia do Sul).

Veja a seguir o programa completo do evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.forumbrasiltv.com.br.

13º Fórum Brasil de Televisão

Data: 4 e 5 de junho de 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: R. Frei Caneca, 569, 4º Andar, Shopping Frei Caneca, Jardim Paulista, São Paulo.
Informações: 0800 77 15 028

PROGRAMA

Dia 4 de junho, segunda-feira

SALA 1

Sala 1
8h30 – 9h30 Credenciamento
9h30 – 10h30 Apresentação Ancine

Palestrante
Manoel Rangel, diretor-presidente

10h30 – 11h00 Café
11h00 – 12h30 Painel: Produção para a TV por assinatura

Como será a relação entre produtoras e canais a partir da lei 12.485? O que as programadoras buscarão na produção nacional? Como as produtoras se preparam para atender à nova demanda.

Painelistas
Roberto Martha, diretor de produção, Viacom
Silvia Elias, Turner
Daniela Mignani, GNT
Daniel Conti, Glitz
Carla Ponte, Discovery Networks

12h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 16h00 Painel: O mercado internacional

Neste painel, executivos de TV de diferentes países expõem suas realidades quanto à aquisição e produção de conteúdos. Como os mercados estão reagindo à crise global. Como lidar com as novas plataformas e novas modalidades de exibição de conteúdos. Que formatos e gêneros estão ganhando força em cada região.

Painelistas
Maria Victoria Romano, PakaPaka (Argentina)
Karen Michael, Arte (França)
Ernesto Ramirez, Comarex (México)
Ottoni Fernandes Júnior, TV Brasil
Alejandra Moreno, TV Globo

16h00 – 16h30 Café
16h30 – 18h00 Seminário Transmídia e o mundo real: princípios e técnicas transmídia através de cases reais

O transmídia é um dos temas quentes da atualidade. Mas apesar do todo o buzz criado acerca do tema, o número de produções realmente transmídia é ainda reduzido. Nesta sessão, vamos analisar a realidade do transmídia e como estas produções podem conviver lado a lado com as mídias tradicionais, como a TV e o Cinema. A partir de case studies vamos analisar o que de melhor se faz em transmídia em nível internacional, bem como analisar formas de aplicar alguns dos princípios e metodologias do transmídia a programas de TV, filmes e a campanhas de propaganda comercial.

Moderador
Nuno Bernardo, beActive (Portugal)

Painelistas
Adam Sigel, autor e produtor (EUA)
Ricardo Mucci, Umana

SALA 2

Sala 2
10h30 – 11h00 Café
11h00 – 12h30 Painel: O mercado de licenciamento

O licenciamento é visto como uma importante fonte de receitas para produtores, especialmente aqueles voltados ao público jovem. Neste painel teremos uma visão realista deste segmento, sua cadeia de valor e quais os requisitos para trabalhar uma marca corretamente.

Painelistas
David Diesendruck, diretor, Redibra
Reynaldo Marchezini, presidente, Flamma
Kiko Mistrorigo, TV Pinguim

12h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 15h00 30 Minutos com André Saddy, gerente de produtos e marketing, Canal Brasil

15h00 – 15h30 30 Minutos com João Mesquita, diretor geral, rede Telecine

15h30 – 16h00 30 Minutos com Rogério Gallo, diretor, Arte1
16h00 – 16h30 Café
16h30 – 17h00 30 Minutos com Antonio Ricardo, Diretor, WooHoo
17h00 – 17h30 30 Minutos com Cris Lobo, diretora de programação, e Raq Affonso, supervisora de programação, MixTV
17h30 – 18h00 30 Minutos com Marcus Fernandes, TV Cultura / Rá-Tim-Bum

SALA 3

Sala3
11h30 – 12h00 30 Minutos com Frederico Roque de Pinho, Grupo Semba (Angola)
12h00 – 12h30 30 Minutos com Regina Gambini (SescTV) e Heloisa Passos (Máquina Filmes)
12h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 15h00 30 Minutos com Livia Miceli e Fernando Giantaglia, History / A&E / Bio
15h00 – 16h00 Workshop Senac: Produção audiovisual: análise do mercado

As oportunidades no mercado audiovisual. O lugar do produtor no cenário de convergência e surgimento constante de novas mídias e possibilidades, considerando também os modelos de financiamento existentes e a importância de preparar os produtores para a nova realidade da Lei 12.485/2011.
A indústria brasileira tem se fortalecido e a produção audiovisual tem alcançado níveis expressivos de qualidade técnica e artística. Porém, ainda é necessário investir no desenvolvimento da figura do “produtor-empreendedor”, que esteja atento à sustentabilidade e continuidade de sua atividade, com foco não apenas na realização de projetos pontuais, mas também de seu posicionamento como gestor.

Palestrante
Daniela Pfeiffer, coordenadora da pós em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio
16h00 – 16h30 Café
16h30 – 17h00 30 Minutos com Zico Góes, MTV
17h00 – 18h00 Workshop Senac: Consumo e circulação do audiovisual

Este workshop vai analisar as mudanças ocorridas nos hábitos de consumo audiovisual, considerando a expansão da classe C na TV paga e nas novas mídias. Também vai refletir sobre a importância do produtor fazer a ponte entre o projeto e seu público-alvo, bem como sobre as possibilidades de circulação do produto audiovisual que resultem em cadeias produtivas válidas e rentáveis.

Palestrantes
Carla Sobrosa, professora de Consumo e Circulação Audiovisual
Mauricio Donato, professor de Planejamento da Produção

Dia 5 de junho, terça-feira

SALA 1

Sala 1
8h30 – 9h30 Credenciamento
9h30 – 11h00 Painel: Produção para o mercado global

Porque o Brasil virou um grande mercado para formatos internacionais. As oportunidades para os produtores locais. Os gêneros televisivos que devem dominar o cenário nos próximos meses.

Painelistas
Carla Affonso, CEO, Zodiak Brasil
Fernanda Telles, diretora artística, , FremantleMedia
Diego Barredo, gerente de conteúdos, Eyeworks Cuatro Cabezas

11h00 – 11h30 Café
11h30 – 12h30 Painel: O momento do filme brasileiro

A presença do cinema nacional na TV. As tendências da produção brasileira: gêneros, orçamentos. Como o cinema atenderá os requisitos da nova lei da TV. Os desafios para produzir no país.

Painelistas
Sergio Sá Leitão, presidente, RioFilme
Carlos Eduardo Rodrigues, diretor, Globofilmes
Andrea Barata Ribeiro, diretora, O2 Filmes

12h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 16h00 Painel Comkids: Mídia para crianças: desafios para a sustentabilidade do setor

A produção infantojuvenil traz questões complexas para sua sustentabilidade. Produtores, canais e anunciantes estão em um cenário de crescentes oportunidades nacionais e internacionais, mas que apresenta equações difíceis. Como garantir qualidade de conteúdo e sustentabilidade? Qual o papel da publicidade no apoio à industria? Que impacto isso tem nas estratégias e regras do mercado? Qual o posicionamento dos canais? A nova legislação, a organização e profissionalização dos produtores proporcionam novas oportunidades para o setor? Quais são os desafios para interagir e produzir para um público de crescente migração para o digital?

Moderador
Geraldo Leite, Singular

Painelistas
Marcos Bitelli, Bitelli Advogados
Rodrigo Olaio, Mono
Rafael Sampaio, ABA
Cecília Mendonça, Disney

16h00 – 16h30 Café
16h30 – 18h00 Pitching Cartoon Network

O canal oferece um prêmio de desenvolvimento ao melhor projeto de produção para seu público-alvo, no valor de R$ 50 mil. Nesta sessão, os projetos pré-selecionados fazem sua defesa oral e recebem o resultado do júri formado por profissionais do canal e convidados especiais.
SALA 2

Sala 2
8h30 – 9h30 Credenciamento
9h30 – 10h00 30 Minutos com Roberto Martha e Jimmy Leroy, Viacom
10h00 – 10h30 Guilherme Zattar, diretor, Multishow
10h30 – 11h00 30 Minutos com Paulo Barata, Universal Channel
11h00 – 11h30 Café
11h30 – 12h00 30 minutos com 30 Minutos com Mariana Koehler, GNT
12h00 – 12h30 30 Minutos com Paulo Franco, SVP Programming & Content, Fox
12h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 16h00 Painel: Legendagem, dublagem e recursos de acessibilidade

O crescimento da TV paga e o aumento da presença da classe C na base de assinantes vem puxando a demanda por produções dubladas. Neste painel abordaremos os desafios econômicos e logísticos da oferta destes conteúdos, bem como de outras exigências, como closed caption, audiodescrição e Libras.

Painelistas
Marcelo Camargo, Drei Marc
João Worcman, Synapse
Paulo Barata, Universal Channel
Mauro Garcia, CineBrasilTV

16h00 – 16h30 Café
16h30 – 18h00
SALA 3

Sala3
8h30 – 9h30 Credenciamento
9h30 – 10h00 Cícero Aragon, Presidente, BoxBrazilTV
10h00 – 10h30 30 Minutos com Tereza Trautman, presidente, CineBrasilTV
10h30 – 11h00 30 Minutos com Carlos Magno, presidente, Climatempo
11h00 – 11h30 Café
11h30 – 12h00 30 Minutos com Svea Kroner, DW (Deutsche Welle)
12h00 – 12h30 30 Minutos com Renata Netto, ESPN
12h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 15h00 30 Minutos com Érico da Silveira, TV Escola
15h00 – 15h30 30 minutos com Rogério Brandão, diretor de produção, TV Brasil
15h30 – 16h00 Apresentação: Uma visão do mercado asiático

Palestrante
Kilhwa Jung (Gilberto), MBC (Coreia do Sul)
16h00 – 16h30 Café
16h30 – 18h00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.