REcine abre as inscrições para mostra competitiva de filmes e oficina de vídeo

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para a Mostra Competitiva de filmes do 11º REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O objetivo da mostra é incentivar o reaproveitamento de imagens de arquivo em novas produções audiovisuais, além de divulgar e premiar os melhores trabalhos.

O festival recebe inscrições de filmes e vídeos de curta, média e longa-metragem de temática livre, que tenham em seu conteúdo, no mínimo, 40% de imagens de arquivo. O regulamento e a ficha de inscrição da mostra estão no site do REcine – www.recine.com.br – e no portal do Arquivo Nacional – www.arquivonacional.gov.br. A partir do dia 20 de setembro serão divulgados nos sites os filmes selecionados para concorrer nas diversas categorias. Na noite de encerramento do REcine (9 de novembro) são anunciados os vencedores.

Já a oficina de vídeo, que é gratuita, oferece 30 vagas para quem quer aprender na prática como produzir vídeos utilizando imagens de acervos audiovisuais de domínio público. Sob a orientação da cineasta Beth Formaggini, uma das mais conceituadas documentaristas da atualidade, pesquisadora e produtora audiovisual, os alunos realizarão vídeos que vão concorrer na Mostra Competitiva do REcine, numa categoria especial.

A oficina acontece de 10 a 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, no Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro – RJ). As inscrições podem ser feitas até 31 de julho no site do festival – www.recine.com.br – e no portal do Arquivo Nacional – www.arquivonacional.gov.br. Os nomes dos candidatos selecionados serão divulgados a partir de 13 de agosto.

O REcine 2012 acontece de 5 a 9 de novembro, na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, com entrada franca. O festival vai prestar uma homenagem aos grandes nomes do humor no cinema mundial exibindo na Mostra Informativa de filmes obras-primas e raridades de diretores e atores de diferentes países, da comédia pastelão à sátira política. Gênero cinematográfico de maior sucesso junto ao público, a comédia contribuiu decisivamente para o desenvolvimento e popularização do cinema. Não há fronteiras para a linguagem universal do riso.

Além da exibição de filmes, o REcine promove palestras e mesas de debates sobre o tema do ano, cinema de arquivo e preservação de acervos audiovisuais, com cineastas e profissionais de destaque na área de conservação e pesquisa de imagens em movimento.

O festival também homenageia personalidades da cultura brasileira e lança a nona edição da Revista REcine, com artigos sobre a arte do humor no cinema, ilustrados com fotos do acervo iconográfico do Arquivo Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.