Boca

Boca recupera a atmosfera do submundo paulistano a partir da trajetória de Hiroito de Moraes Joanides, autointitulado o Rei da Boca do Lixo. Compreendendo um intervalo entre 1952-63, o longa-metragem relembra uma época glamourosa e elegante, ao mesmo tempo que retrata um estágio anterior ao crime organizado, mergulhando na complexa personalidade de seu protagonista, capaz de gestos ora afáveis, ora violentos. Um homem que queria ser amado e temido. O roteiro é baseado no livro Boca do Lixo, escrito pelo próprio Hiroito.

A missão de viver a trajetória de Hiroito coube a Daniel de Oliveira (CazuzaA Festa da Menina Morta), ator acostumado a interpretar personagens baseados em pessoas conhecidas. Desta vez, o ar bom moço de Daniel foi deixado de lado. “É legal mexer um pouco com o visual porque as pessoas me veem assim, com esse ar meio angelical, das novelas, e falam que sou o ‘galãzinho’”, afirma o ator, que construiu a essência do personagem com características físicas de Hiroito, como os peculiares tom de voz, o queixo e as orelhas acentuadas.

O elenco principal também é composto por Hermila Guedes (O Céu de SuelyDeserto Feliz), premiada pelo trabalho em Boca no Cine PE 2012, Milhem Cortaz (Tropa de EliteAmanhã Nunca Mais), Paulo César Peréio (Lúcio Flávio – O Passageiro da AgoniaIracema – Uma Transamazônica), além de nomes conhecidos do teatro paulistano como Juliana Galdino (da companhia Club Noir) e participação especial de Leandra Leal (Nome PróprioEstamos Juntos).

O filme ganhou os prêmios de Melhor Direção, Atriz, Trilha Sonora e Direção de Arte no festival Cine PE deste ano, e Melhor Fotografia e Montagem no Festival do Rio em 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.