Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo

Pode ser que você já tenha visto o desenho animado. Afinal, foram catorze prêmios. Pode ser que você já tenha visto as imagens em alguma rede social da internet. Agora, você vai ver o livro.

Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo, de William Joyce, é um dos principais lançamentos da Editora Rocco para a faixa dos jovens leitores neste ano.

O solitário Modesto Máximo está na varanda escrevendo suas memórias. Vem um furacão. Ele perde tudo, menos as memórias. No furacão, uma moça voadora joga um livro sobre ele. Esse livro guia Modesto Máximo até uma biblioteca. Ele se torna dono da biblioteca. Cuida dos livros. Vai escrevendo o seu. Quando termina de escrever suas memórias, ele também adquire a capacidade de voar. Sai voando. Nesse momento, chega uma menininha. O livro de Modesto Máximo acaba no colo da menininha. Vai começar tudo de novo.

A história é simples. O que não é tão simples é a paixão pelos livros que a história contém. E não é simples porque é sutil. Passa pela combinação do texto, em frases curtas e diretas, com os desenhos, riquíssimos, cheios de detalhes.

Passa também por umas homenagens, aqui e ali, a clássicos que abrangem bem mais do que a faixa etária a que o livro supostamente é dirigido. O caso é que não são só jovens leitores a curtir o ambiente de lusco-fusco da biblioteca antiga, a cara de Buster Keaton do personagem Modesto Máximo, as referências ao Mágico de Oz, ao Júlio Verne ou ao boneco Humpty Dumpty. São referências à infância de muita gente. E adultos ledores de jornais também poderão encontrar no livro uma comovente remissão de experiências dolorosas. A varanda do personagem Modesto Máximo, quando começa o livro e o furacão, fica no bairro velho de Nova Orleans, cidade da mesma Louisiana onde o autor do livro mora e sempre morou. E onde viveu não só o devastador furacão Katrina, mas a morte de uma filha, ocorrida pouco antes de iniciar a escrita do livro. Além disso, Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo foi inspirado na vida de William Morris, que foi editor e grande amigo de William Joyce. (Modesto Máximo se chama Morris Lessmore no original em inglês). 

Sobre o autor: escritor e ilustrador eleito uma das 100 personalidades de destaque do novo milênio pela revista Newsweek, William Joyce conjuga talento literário e sensibilidade para trabalhar o universo infantil. Trabalhou em grandes produções da Disney/Pixar, como Vida de inseto e Toy story, e ganhou o Oscar 2012 pelo curta de animação The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore, comovente declaração de amor à literatura e seu incrível poder transformador, que chega agora ao formato livro numa bem editada adaptação que mantém as ilustrações originais do filme.

Elvira Vigna

Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo
Autor: William Joyce
Tradução: Elvira Vigna
Editora: Rocco
Páginas: 56
Preço: R$ 39,50

 

2 thoughts on “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.