TV Câmara exibe vencedores do primeiro Pitching

A TV Câmara lança, a partir deste sábado (3/11),  o documentário Porto Alegre Precisa de Mais, um dos vencedores do primeiro Pitching da emissora. Inicialmente, foram inscritos no concurso 70 projetos inéditos de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados os três vencedores que receberam prêmio em dinheiro para a realização do projeto. Além do vídeo sobre a capital gaúcha, dirigido por Gustavo Spolidoro, foram premiados, ainda, o documentário Sertão, Sertões, do veterano cineasta Sérgio Resende, e O Riso dos Outros, de Pedro Arantes.

Inspirado em dois clássicos da literatura brasileira, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o filme de Sérgio Resende é uma reflexão sobre a categoria mítica do sertão no Brasil contemporâneo.  Na visão do diretor, “o deslocamento das populações rurais para os grandes centros urbanos e do outro lado, a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras parecem confirmar a profecia famosa de Antonio Conselheiro: O sertão vai virar praia, a praia vai virar sertão”.

No mundo globalizado, o documentário procura expandir o conceito de sertão para outras regiões do mundo.  O cineasta percorreu os territórios míticos de Rosa e Euclides: o norte de Minas e o sertão baiano. Esteve também em Rondônia, palco da rebelião dos operários da usina de Jirau. E se debruçou sobre o novo “sertão” das comunidades pobres do Rio de Janeiro. Sergio Rezende é autor de 13 filmes de longas-metragens, entre eles o “O Homem da Capa Preta”, “Guerra de Canudos” e “Salve Geral”.

Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender? São essas questões que O Riso dos Outros discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros. O documentário mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite tênue entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais. O filme foi dirigido por Pedro Arantes, diretor de séries de humor como “As Olívias”, do canal Multishow, e “Vida de Estagiário”, da TV Brasil.

Já a proposta do documentário Porto Alegre Precisa de Mais partiu de uma pergunta: pode um cidadão comum, com sua voz e ideias, criar ou mesmo mudar os rumos de uma grande obra? A resposta foi buscada na experiência do Orçamento Participativo de Porto Alegre, que há mais de duas décadas leva os moradores a discutir publicamente os problemas da cidade. Através destas oportunidades, pessoas anônimas passaram a ter voz ativa em questões relevantes, aprendendo a não deixar apenas aos poderes públicos a soluções para os problemas da cidade de Porto Alegre.

Além do orçamento participativo, o documentário retrata ainda várias inciativas que tem um único objetivo comum: a melhoria do espaço público como lugar onde a vida deve acontecer.  Gustavo Spolidoro é cineasta e professor universitário e dirigiu entre outros o documentário “O Morro do Céu” e o longa “Ainda Orangotangos”.  A equipe que realizou o documentário é formada também pela produtora Pâmela Hauber e pelo roteirista Gibran Dipp.

Horários de Exibição

Porto Alegre Precisa de Mais (estreia em 03/11)
– duas semanas de exibição
. sábado – 21h
. domingo – 2h/13h30/20h
. quarta – 5h30

Sertão, Sertões (estreia em 17/11)
– duas semanas de exibição
. sábado – 21h
. domingo – 2h/13h30/20h
. quarta – 5h30

O Riso dos Outros (estreia em 01/12)
– duas semanas de exibição
. sábado – 23h
. domingo – 2h/23h
. quarta – 5h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.