Versão internacional de “Quebrando o Tabu” é lançada na web

Com eventos em Londres e Nova York, foi lançado essa semana o documentário Breaking the Taboo, que acompanha a Comissão Global de Política de Drogas, iniciativa liderada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua missão de expor um dos maiores fracassos políticos dos últimos 40 anos: a guerra às drogas.

O filme é uma versão internacional feita para web e TV do Quebrando o Tabu, longa brasileiro de 2011 dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade e produzido pela Spray Filmes, que retratou o início do trabalho da Comissão Global e teve FHC como âncora. Com o objetivo de levar a mensagem pelo fim da guerra às drogas ao público dos EUA e da Europa, Breaking the Taboo teve direção de Fernando G. Andrade e Cosmo Feilding Mellen e foi coproduzido pela Sundog Pictures (Reino Unido).

Breaking the Taboo percorreu quatro continentes e demorou dois anos para ficar pronto. O filme apresenta dados e números sobre a ineficácia do modelo repressivo de combate às drogas e traz entrevistas inéditas com José Manuel Santos, atual presidente da Colômbia, Robert Dupont, o ex-czar americano das drogas, depoimentos de militares britânicos e filmagens na Rússia, além de conteúdo da versão original de Quebrando o Tabu. A narração é feita pelo ator americano Morgan Freeman.

Antes de estrear na televisão, Breaking the Taboo será disponibilizado gratuitamente a partir do dia 7 de dezembro no Youtube (www.youtube.com/breakingthetaboofilm). Para ampliar a participação pública nesse debate, os produtores do filme se associaram à Fundação Beckley (Reino Unido) e à Avaaz e lançaram também um website de campanha e uma petição endereçada à ONU (www.breakingthetaboo.com), pedindo uma mudança global na estratégia de lidar com as drogas para interromper o ciclo vicioso de criminalização e punição de usuários, que acaba enriquecendo o crime organizado.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que participou da première do filme em Nova York ontem, disse: “Após quatro anos de trabalho, primeiro com a Comissão Latino-americana de Drogas e Democracia e mais recentemente com a Comissão Global, posso dizer que o debate foi aberto e avançamos muito na discussão sobre alternativas à guerra às drogas. A versão internacional do filme Breaking the Taboo vem em boa hora para informar o maior número possível de pessoas e envolvê-las nesse movimento por leis mais humanas e eficientes”.

No Brasil, o debate deve crescer com o lançamento do canal Quebrando o Tabu no Youtube (http://www.youtube.com/quebrandootabu). O premiado documentário original,  que já foi exibido em cinemas brasileiros, televisão, internet e disponibilizado em DVD, será liberado gratuitamente na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.