Após exibição na 36ª Mostra, filmes alemães seguem para Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador

Promovido pela German Films – centro nacional de promoção de filmes alemães em todo o mundo – o Panorama Alemão está na 36 ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, até dia 1º de novembro, com um programa especial chamado Foco Alemão, dentro das seções “Competição Novos Diretores” e “Perspectiva Internacional”, totalizando 52 filmes alemães e coproduções.

Sob o nome de Panorama Alemão, uma seleção dos filmes será exibida em Porto Alegre, de 2 a 8 novembro, em Curitiba de 4 a 7 de novembro, no V Janela Internacional de Cinema do Recife, entre os dias 9 e 18 de novembro, e por fim em Salvador, de 30 novembro a 6 dezembro.

O cinema alemão é reconhecido mundialmente, não só pelas produções que ganharam o mundo com prêmios em importantes festivais como Adeus Lenin! (2003), Corra, Lola,Corra (1998) e Edukators (2004)mas também por sediar um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo desde 1951, o Festival de Berlim, que está em sua 62ª edição.

No dia 2 de novembro, o Panorama Alemão terá início em Porto Alegre, com a exibição de dez filmes, que ficarão em cartaz até 8 de novembro. A capital gaúcha concentrará a maior quantidade de diretores alemães presentes de todo o panorama. O filme de abertura será Uma janela para o Verão, com a presença do diretor Hendrik Handloegten. A diretora Sarah Judith Mettke, da ficçãoTranspapa (2012), e Wolfgang Dinslage, diretor de Para Elise (2012), também estarão presentes.

A ficção Felicidade (2012), de Doris Dörrie, merece destaque na programação gaúcha, além do longa O Perdão (2012), de Matthias Glasner, exibido no Festival de Berlim. A programação do Panorama Alemão em Porto Alegre ficará em cartaz no Guion Center.

Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Panorama Alemão acontece em Curitiba com a exibição de nove filmes e a abertura será marcada pelo filme Transpapa (2012), com a presença da diretora Sarah Judith Mettke e de Wolfgang Dinslage, de Para Elise.

Em Recife, a programação do Panorama Alemão será exibida no V Janela Internacional de Cinema do Recife, entre os dias 9 e 18 de novembro nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco e São Luis. Ao todo, serão nove filmes, sendo que a exibição de abertura é Para Elise (2012), de Wolfgang Dinslage. O festival irá receber a diretora de Transpapa (2012)Sarah Judith Mettke.

No dia 30 de novembro é a vez de Salvador receber o Panorama Alemão, que permanece em cartaz até 6 de dezembro. Com nove filmes, o festival acontece no Espaço Unibanco Glauber Rocha. A abertura contará com a exibição de Inferno (2012), do diretor Tim Fehlbaum, que virá ao Brasil na data.

Para conferir a programação completa, acesse www.panorama-alemao.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.