Silvia Rabello é a nova presidente do SICAV

Silvia Rabello tomou posse da presidência do SICAV – Sindicado Interestadual da Indústria Audiovisual ontem à noite, dia 29 de outubro, na Firjan, no Rio de Janeiro. Diretora da Labo Cine, Silva já exercia o cargo de vice-presidente do sindicato durante o mandato de três anos da produtora Mariza Leão. “Vamos estruturar programas de capacitação para o setor audiovisual, além de somar a experiência do cinema à televisão e às novas mídias”, disse Silvia durante o discurso de posse.

A nova diretoria do SICAV é formada por Silvia Rabello (presidente), Vilma Lustosa (1ª vice-presidente), Gláucia Camargos (2ª vice-presidente), Carlos Eduardo Rodrigues (diretor 1º secretário), Eliana Soárez (Diretor 2º secretário), Carlos Moletta (diretor 1º tesoureiro) e Iafa Britz (diretor 2º tesoureiro).

Nessa nova gestão, o SICAV vai buscar parcerias institucionais com outras entidades representativas do setor, apoiar a Ancine nas necessárias mudanças em prol do mercado, contribuir na análise do plano de diretrizes e metas do audiovisual atualmente em consulta pública, aprimorar o desenvolvimento do setor para novas tecnologias e formatos; e pesquisar possibilidades de alterações nas práticas regulatórias do mercado. A atual gestão pretende abrir escritórios em estados que ainda não tenham um sindicato estabelecido.

Formada em Bioquímica pela UFRJ, com pós-graduação em mercado de capitais e análise de projetos pela Fundação Getúlio Vargas e MBA na Coppead-UFRJ, Silvia Rabello participou ativamente do processo de estruturação da atual Labo Cine do Brasil, em 1998, e hoje é diretora do laboratório. Filha do técnico de som Sylvio Rabello, da Atlântida, ampliou o apoio direto da Labo Cine ao cinema brasileiro, investindo na restauração de títulos como Alô, alô carnaval (1935), de Adhemar Gonzaga, Aviso aos navegantes (1950), de Watson Macedo, e a obra de Nelson Pereira dos Santos.

Em 1945, a pedido da Associação Profissional das Empresas Cinematográficas, foi criado o Sindicato das Empresas Cinematográficas do Rio de Janeiro que, em 30 de setembro de 1952, teve sua base ampliada para âmbito nacional e passou a chamar-se Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica. Em 2000, recebeu o nome de Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.