Primeiro canal de webtv aberto chega ao mercado

O Cubo, a primeira plataforma de webtv para distribuição da produção cultural audiovisual brasileira independente de vídeos com licença aberta, gratuita e livre, será lançado no próximo dia 25, às 20 horas, no site www.canalocubo.com.

Em meio à polêmica questão dos direitos autorais, O Cubo propõe uma solução democrática para assegurar que os vídeos produzidos sejam assistidos gratuitamente. Para tal o Kreatori, produtora responsável pelo canal O Cubo, estabeleceu como única exigência, para evitar a pirataria, que as produções sejam licenciadas pelo Creative Commons, uma nova forma de direito autoral, uma licença pública aberta, onde é permitido usar, assistir, ouvir, copiar e fazer download dos vídeos.

Entre os 150 vídeos recebidos de diversas partes do país no primeiro edital de seleção, o canal, dividido em cinco categorias – Entretenimento (clipes musicais-programas de entrevista e webséries), Ficção (longas e curtas), Animação, Doc, Vídeo arte+fotografia – selecionou apenas 35 produções, que serão distribuídas e serão exibidas gratuitamente na internet a partir do dia 25 de março, sempre às segundas e quintas-feiras à noite.

O lançamento do canal será primeiro online, com a exibição do vencedor da categoria Documentário, “Menino Joel”, do baiano Massimo Gaggino – que fala do povo pelo povo, através de um único ser humano. Durante o evento, haverá interação com o público através das redes sociais do canal.

E no dia 4 de abril, quinta feira, acontecerá dois eventos simultâneos (somente para convidados); o lançamento oficial canal, com bate-papo entre Fabiano Cafure (O Cubo) e Sérgio Branco, representante da FGV/Direito (Creative Commons/Brasil), seguido da premiére do filme “Eu te Amo Renato”, lançamento especial em longa-metragem do canal, às 20h, no Instituto Cervantes, em Botafogo; e às 19 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.