Retrospectiva Alexander Sokurov

Considerado o maior cineasta russo da atualidade, Alexander Sokurov é um autor de uma das mais interessantes e controversas filmografias contemporâneas.

A partir de 7 de maio, o CCBB apresenta uma grande retrospectiva de sua obra, com 30 filmes. A seleção inclui todos os seus longas-metragens de ficção, entre eles a famosa Tetralogia do Poder – Moloch, Taurus, O Sol e Fausto, e uma seleção de seus documentários, médias e curtas-metragens, com curadoria é de Arndt Roskens e Fábio Savino.

Aclamado em festivais internacionais, Sokurov venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2011 por Fausto; concorreu cinco vezes em menos de dez anos à Palma de Ouro no Festival de Cannes, vencendo a Palma de melhor roteiro por Moloch (1999) e o Prêmio da Crítica por Pai e Filho (2003). Um de seus filmes mais aclamados é Arca Russa (2002), filmado num único plano-sequência de 95 minutos dentro do Museu Hermitage, em São Petersburgo.

Nascido em 1951, em Podorvikha, Rússia, Sokurov trabalhou como produtor num canal de televisão desde os 19 anos. Em 1974, mudou-se para Moscou e entrou na famosa escola de cinema russa, a VGIK. Apesar de depreciado pelos dirigentes da escola, que consideravam seu cinema antissoviético, conseguiu se formar em 1979. Seu primeiro longa-metragem, A Voz Solitária do Homem (1978) só saiu nos cinemas russos em 1987. Apesar de apresentado tardiamente, chamou a atenção de Andrei Tarkóvski,que afirmou ver em Sokurov um dos “raros gênios do cinema”. A partir dessa amizade, Sokurov conseguiu entrar no segundo maior estúdio russo, o Lenfilm.

Sokurov conseguiu criar um estilo cinematográfico próprio. Perfeccionista, ele vê no cinema, a possibilidade de experimentar com as matérias que são a imagem. Artista plástico do cinema, o diretor se apodera de um lirismo existente na pintura e literatura dos séculos 17, 18 e 19 e aplica a seus filmes, transformando-os em verdadeiras experiências sensoriais, onde a própria natureza é modificada a partir da arte. Sokurov trabalha a arte como instrumento de melancolia.

Além da programação dos filmes, a mostra editará um catálogo com material inédito sobre Alexander Sokurov e promoverá uma palestra sobre o cineasta em cada uma das três capitais onde a mostra será exibida, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Abaixo, a relação dos filmes selecionados para a mostra: 

A voz solitária do homem

Dedicado a Andrei Tarkovski
1978–1987, 87 min, digital, cor.
Classificação etária: Livre
Elenco: Tatiana Goriacheva, Andrei Gradov, Vladimir Degtiarev

Leopardo de Bronze no Festival de Locarno, Suíça

A narrativa se passa durante os anos pós-revolução e está centrada em Mikita, um homem solitário que foi profundamente traumatizado pela guerra civil. O filme acompanha os tortuosos caminhos de sua relação com a esposa, uma mulher de classe média, e as dificuldades que eles enfrentam para se adaptar à nova sociedade que se instaura na Rússia.

Maria (elegia camponesa)

1978–1988, 41 min, digital, cor e p&b
Classificação etária: Livre
Com: Maria Semenovna Vojnova
O primeiro documentário realizado por Sokurov marca também a inauguração da célebre série de Elegias. Maria (elegia camponesa) é um réquiem em memória de uma camponesa russa que cresceu e seguiu as tradições durante toda sua vida. A história é contada em duas partes. A primeira, colorida, cria uma atmosfera pastoral em torno da existência de Maria e mostra imagens dela trabalhando. A segunda, em preto e branco, se passa nove anos depois: Maria morreu e com ela as tradições e costumes de toda uma época. 

Sonata para Hitler

1979–1989, 11 min, digital, p&b
Classificação etária: 16 anos
Uma montagem lírica com imagens de arquivo sobre o fim da guerra entre Alemanha e Rússia: generais nazistas e suas vítimas, paisagens devastadas, cenários de horror generalizado, a vitória soviética conquistada a um preço altíssimo. 

Dolorosa indiferença

1983–1987, 110 min, digital, cor
Classificação etária: 16 anos
Elenco: Ramaz ChkhikvadzeAlla OsipenkoVladimir Zamansky
Um homem decide permanecer em um esconderijo enquanto espera que os problemas de sua existência sejam resolvidos, que a história dê um basta nas tragédias e que a sociedade não produza novos horrores.

Elegia

dedicado a Elem Klimov
1986, 30 min, digital, p&b
Classificação etária: Livre
Com: Feodor Ivanovich Chaliapin
Prêmio: “KNF” no Festival Internacional de Roterdã, 1991
Tributo ao legendário cantor erudito russo Feodor Chaliapin, centrado na remoção de seu corpo do cemitério Batignolles, em Paris, para Novo-Devitchye, em Moscou.

Elegia moscovita

1986–1988, 88 min, digital, p&b e cor
Classificação etária: Livre
Com: Andrei Tarkovski, Tonino Guerra (imagens de arquivo), Alexander Sokurov (narrador).
Terceiro documentário da série Elegias, centrado na figura de Andrei Tarkovski (1932-1986), um dos mais importantes criadores da história do cinema, diretor de clássicos como Solaris (1972), O espelho (1975), Stalker (1979) e O sacrifício (1986).

Os dias do eclipse

1988, 137 min, digital, cor
Classificação etária: 16 anos
Elenco: Alexei Ananishnov, Eskender Umarov, Irina Sokolova
Um jovem doutor empreende uma viagem de trabalho a uma insólita e despovoada cidade da Ásia Central. Forças misteriosas interferem em suas pesquisas: um calor infernal, pessoas bizarras, previsões assustadoras, uma conversa com um amigo morto, intervenções de alienígenas. 

Salvai e protegei

1989, 168 min, digital, cor
Classificação etária: 16 anos
Roteiro: Yury Arabov a partir de Madame Bovary de Gustave Flaubert
Elenco: Cécile Zervudacki, Robert Vaab, Alexander Cherednik
Prêmio FIPRESCI (Crítica internacional) no Festival de Montreal
Emma Bovary fala em francês com todos seus amantes russos, tornando-se uma mulher totalmente estranha no meio em que vive. O cineasta russo cria metáforas absolutamente cinematográficas e trágicas, neste caso adotando como palavra-chave “dever”. Sobre a pobre Emma sokuroviana, pesa um dever erótico que fará dela uma espécie de demônio perdido e solitário.

Elegia soviética

1989, 37 min, digital, p&b e cor
Classificação etária: Livre
Boris Iéltsin, líder russo, é removido da arena pública dos discursos e da propaganda oficial para ser colocado no espaço sokuroviano por excelência: um lugar de silêncio, tempo contínuo e inação. 

Elegia de São Petesburgo

1990, 38 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
O objeto do filme é o ex-ator hollywoodiano Feodor Chaliapin, que volta para visitar sua cidade natal 60 anos depois de ter deixado o país.

Uma simples elegia

1990, 20 min, digital, p&b
Classificação etária: Livre
Com: Vytautas Landsbergis, Alexander Sokurov (narrador)
Prêmio: “KNF” no Festival de Roterdã
O documentário consiste de cinco longos planos-sequência, que têm o poder de construir um retrato da Lituânia durante o período do bloqueio econômico imposto pela Rússia.

O segundo círculo

1990, 92 min, 35 mm, p&b e cor
Classificação etária: 14 anos
Elenco: Peotr AlexandrovNadezhda RodnovaTamara TimofeevaAlexander BystriakovSergei Krylov, Roman Molokeev
Prêmio FIPRESCI no Festival de Roterdã
Obra que traz à tona muitas das conexões perdidas em nossa vida, o esvaziamento que atingiu os antigos rituais que em um passado recente ainda guardavam seus conteúdos e significados.

Elegia da Rússia

1992, 68 min, digital, p&b e cor
Classificação etária: Livre
Enquanto uma mulher acorda em sua cadeira de rodas, preocupada com a perspectiva de perder a casa onde mora, um velho senhor remói sua solidão em um chalé perdido no campo, como se tivesse acabado de sair de um romance de Gorky. Apesar dos vários personagens surgirem em lugares diferentes, suas existências são igualmente trágicas. 

A pedra

1992, 84 min, 35 mm, p&b
Elenco: Leonid Mozgovoy, Peotr Alexandrov, Vadim Semenov
Classificação etária: 16 anos
A narrativa está centrada no encontro de um jovem guarda do Museu Tchekhov com o próprio Tchekhov, que acaba de regressar ao mundo dos vivos após uma longa ausência. Mas ele encarna a um só tempo diversos papéis, surgindo às vezes como um doutor, padrasto do rapaz ou amante. 

Páginas ocultas

1993, 77 min, 35 mm, cor
Classificação etária: 14 anos
Elenco: Alexander CherednikYelizaveta KorolevaSergei Barkovskiy
Prêmio: Melhor fotografia no Festival de Estocolmo
O filme basea-se nas páginas de um dos maiores clássicos da literatura russa e mundial: Crime e castigo, de Dostoiévski. Sokurov vale-se de suas questões ideológicas e ambientação histórica, mas por outro lado subverte totalmente o enredo, suprimindo os acontecimentos e os célebres personagens do romance original. 

Vozes espirituais

1995, 327 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
Roteiro: Alexander Sokurov a partir de diários de guerra
Com: Os soldados do posto de Moscou, na fronteira do Tadjiquistão com o Afeganistão
Este documentário foi filmado nas áridas fronteiras do Tadjisquistão com o Afeganistão e está dividido em cinco partes. O filme é um “diário de guerra”, em que os jovens combatentes são descritos, mas que também serve para trazer à tona os sentimentos íntimos de seu autor. 

Mãe e filho

1996, 67 min, 35 mm, cor
Elenco: Gudrun Geier, Alexei Ananishnov
Classificação etária: 16 anos
Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim
História de amor sobre os profundos sentimentos existentes na relação mãe e filho. Quando a mãe adoece, o filho se encarrega de cuidar dela. Juntos, vivenciam momentos tocantes e sensíveis, mantendo-se longe de qualquer contato com o mundo exterior, a não ser pela fumaça de uma locomotiva distante.

Elegia oriental

1996, 45 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
Uma viagem meditativa em direção a um insólito vilarejo japonês, onde paisagem, casas, objetos e pessoas surgem turvos, quase imateriais, deixando-se levar pela névoa.

Vida humilde

1997, 75 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
Com: Umeno Mathuyoshi
Prêmio do Júri dos Encоntros Internacionais de Cinema Documental Amascultura, Portugal, 1998
Centrado na figura de uma velha senhora que vive sozinha, o diretor cria poéticas imagens a partir dos pequenos detalhes e da refinada simplicidade da vida japonesa.

Confissão

1998, 260 min (em 5 partes), digital, cor
Classificação etária: Livre
Roteiro: Alexander Sokurov a partir de um diário de bordo de um comandante da marinha costeira (colaboração: Alexandra Tuchinskaya)
Com: Sergej Bakaj, Igor Skorokhod, Viacheslav Prokofiev
O filme traça paralelos entre a travessia de um navio, os incertos destinos da Rússia e a viagem pessoal do capitão rumo à fronteira de seus mais profundo medos. Os dois primeiros episódios descrevem meticulosamente as tarefas cotidianas e a rotina a bordo da embarcação, ancorada em Murmansk para patrulhar o Ártico. As três partes finais caminham progressivamente para uma radical abstração, subjetiva e com fortes alusões políticas. 

Dolce…

1999, 61 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
Direção: Alexander Sokurov
Com: Miho Shimao, Maya Shimao
A vida, o trabalho e a dramática existência do célebre escritor japonês Toshio Shimao, falecido em 1986, são relatados por sua viúva, Miho Shimao. À sua maneira impressionista, o cineasta desenha os contornos da memória da mulher, os contrastes em seus sentimentos e nuances de sua psique.

Moloch

1999, 107 min, 35mm, cor
Classificação etária: 16 anos
Elenco: Yelena Rufanova, Leonid Mozgovoy, Leonid Sokol, Elena Spiridonova. Vladimir Bogdanov, Sergei Razhuk
Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes
O filme narra a vida cotidiana de Adolph Hitler e sua amante Eva Braun. Nos Alpes da Bavária, a solitária Eva Braun recebe a visita do temido Führer. A ordem é não falar em guerra, apesar de se estar na primavera de 1942. Contudo, a tensão é evidenciada pela impaciência e inconformismo de Eva, única voz que ousa contradizê-lo.

Taurus

2000, 104 min, 35mm, cor
Classificação etária: 12 anos
Elenco: Leonid Mozgovoy, Maria Kuznetsova, Natalia Nikulenko
Prêmios: “Nika” (Academia Russa de Cinema) de melhor filme, diretor, roteiro, fotografia, direção de arte, ator e atriz
O segundo filme da Tetralogia do Poder está centrado nos derradeiros momentos de Lenin, seu isolamento, suas questões existenciais e sua perplexidade diante do fim.

Elegia de uma viagem

2001, 47 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
Inspirado por uma força maior que sua própria vontade, um homem embarca sozinho numa viagem. Cruza vastas planícies nevadas, fronteiras e mares para finalmente descobrir o objetivo de sua misteriosa jornada. 

Arca russa

2002, 96 min, 35mm, cor
Classificação etária: 14 anos
Elenco: Sergei Dreiden, Maria Kuznetsova, Mikhail Piotrovsky
Prêmio “Visions” no Festival de Toronto
Nos dias atuais, um cineasta é misteriosamente enviado ao Museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700. Lá, ele encontra um diplomata francês do século 19, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos 18 e 21. O filme é um único plano-sequência de mais de 90 minutos. 

Pai e filho

2003, 94 min, 35 mm, cor
Classificação etária: 18 anos
Elenco: Andrey Shchetinin, Alexei Neimyshev, Aleksandr Razbash, Fiodor Lavrov. Marina Zasukhina
Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes
Alexei e o pai vivem isolados. Algumas vezes, parecem irmãos; em outras, amantes. Mesmo sabendo que um dia todos os filhos devem viver suas próprias vidas, o jovem está confuso. O pai sabe que ele poderá aceitar um emprego melhor em outra cidade, talvez em busca de uma mulher.

O Sol

2004, 110 min, 35 mm, cor
Classificação etária: Livre
Elenco: Issei Ogata, Robert Dawson, Kaori Momoi
Em 15 de agosto de 1945, os japoneses ouvem pela primeira vez em suas vidas a voz de seu imperador, que exorta seu exército e seu povo a pôr fim às hostilidades. Isso permite aos norte-americanos desembarcar nas ilhas japonesas sem encontrar resistência. O pedido do imperador ajuda a salvar muitas vidas, mas os vencedores exigem que Hirohito compareça diante de um tribunal de guerra. O general MacArthur, comandante das tropas americanas no Pacífico Sul, desaconselha o presidente Franklin Roosevelt a converter Hirohito num criminoso de guerra.

Elegia da vida

2006, 101 min, digital, cor
Classificação etária: Livre
Elenco: Galina Vishnevskaya, Mstislav Rostropovich, Seiji Ozawa
Retrato de um dos casais mais importantes da música clássica russa: o legendário violoncelista, pianista e maestro Mstislav Rostropovich e sua esposa, a cantora de ópera Galina Vishnevskaya.

Alexandra

2007, 90 min, 35 mm , cor
Classificação etária: Livre
Elenco: Galina Vishnevskaya. Vasiliy Shevtsov, Raisa Gichaeva
Um conto sobre uma avó que vai visitar o neto, um capitão do exército russo em serviço na Chechênia, que ela não vê há sete anos. O quartel é apresentado pelo ponto de vista da mulher. Com um novo olhar, ela observa a rotina dos soldados e as maquinações numa guerra sem fim.

Fausto

2011, 137 min, 35 mm, cor
Classificação etária: 14 anos
Elenco: Johaness Zailer, Anton Adasinskiy, Isolda Dychauk
Leão de Ouro no Festival de Veneza
O doutor Johannes Georg Faust é um cientista brilhante mas desiludido que aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico em troca de prestígio e do amor de sua adorada Gretchen. Esta adaptação do famoso poema “Fausto”, de Goethe, foi a grande vencedora do Festival de Veneza em 2011.

 

ALEXANDER SOKUROV: POETA VISUAL

São Paulo: 22 de maio a 16 de junho de 2013 (quarta a domingo)
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro, tels. (11) 3113.3651 e (11) 3113.3652
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Sessões em DVD: gratuitas
Rio de Janeiro: 07 a 26 de maio
Brasília: 11 a 30 de junho
www.bb.com.br/cultura

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.