Coprodução franco-brasileira sobre a Amazônia encerrá Festival de Veneza

“Amazônia – Planeta Verde” é uma odisséia que se passa no coração da Floresta Amazônica. Dos mesmos produtores de La Planète Blanche (Biloba) e O Ano em que meus Pais Saíram de Férias e Até que a Sorte nos Separe (Gullane), o filme traça a emocionante saga do pequeno macaco Kong – personagem principal – após ser o único sobrevivente de um acidente de avião na maior floresta tropical do planeta. O longa-metragem será exibido no encerramento do Festival de Veneza, no dia 7 de setembro.

Com a ajuda da mais alta tecnologia em recursos cinematográficos, o filme, todo rodado em 3D, é dirigido pelo francês Thierry Ragobert e reúne talentos da França e do Brasil, entre eles, o roteirista Luiz Bolognesi e o fotógrafo Araquém Alcântara, do Brasil, e o músico Bruno Coulais e o roteirista Luc Marescot, da França.

As filmagens aconteceram em três temporadas: em 2011, 2012 e 2013. Nestes períodos, foram rodadas cenas com as mais diferentes espécies de animais, mostrando a grandiosidade da floresta. A previsão de lançamento no Brasil é para o primeiro semestre de 2014.

O grupo brasileiro de “Amazônia – Planeta Verde” é liderado pela Gullane, com coprodução e distribuição da Imovision, Globo Filmes e RioFilme, e participação do Telecine. O bloco francês é liderado pela Biloba em coprodução com a Gedeon Programmes e France 2 Cinema, em associação com o Canal+ e distribuição da Le Pacte.

O filme conta com patrocínio máster da Natura Ekos e Natura, patrocínio da Tetra Pak e participação do Fundo Setorial do Audiovisual, além do apoio na divulgação do Programa Cinema do Brasil, que tem o objetivo de promover internacionalmente filmes brasileiros e ampliar a participação do audiovisual nacional no exterior.

Com a seleção de “Amazônia – Planeta Verde” para o encerramento do Festival de Veneza, a empresa francesa Le Pacte, que trabalha as vendas internacionais do filme, é a ganhadora do Programa de Apoio aos Agentes de Venda, realizado pelo Cinema do Brasil. O prêmio de USD 40 mil deverá ser utilizado para despesas de promoção do filme, como cópias e divulgação.

Inspirado em ações semelhantes promovidos por instituições europeias renomadas, como a German Films, o Programa de Apoio aos Agentes de Venda tem o objetivo de apoiar a promoção internacional de filmes brasileiros que integram as seleções oficiais de festivais como Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián.

Nesta 70º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece entre 28 de agosto e 7 de setembro, o Cinema do Brasil exibirá também cinco filmes na Digital Video Library e contará com um estande no Venice Film Market para a realização de encontros entre profissionais do cinema brasileiro e internacional. Será a primeira vez que o Cinema do Brasil manterá um estande no Venice Film Market, que será instalado no primeiro andar do Hotel Excelsior, no Lido di Venezia.

Na Digital Video Library do Venice Film Market, serão exibidos os filmes “Astro” (Elo Company), “Cores” (Kinoosfera Filmes), “A Memória que me Contam” (Taiga Filmes), “Somos Tão Jovens” (Elo Company) e “Supernada” (Confeitaria de Cinema).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.