MIS BH seleciona projetos de documentários sobre a cultura popular e tradicional

O Museu da Imagem e do Som (MIS), antigo Centro de Referência Audiovisual da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, irá selecionar oito projetos inéditos para documentários de curta-metragem digital sobre cultura popular e tradicional da cidade. As inscrições acontecem de 19 de janeiro a 17 de fevereiro e serão divididas em duas categorias: proponente estreante e proponente não estreante.

Os projetos de proponentes “estreantes” (diretor) receberão R$ 35 mil reais e os projetos de proponentes “não estreantes” (diretor ou produtora independente) receberão R$ 65 mil reais. As inscrições são gratuitas e cada concorrente poderá apresentar quantos projetos desejar.

De acordo com o edital, a Cultura Popular compreende as formas de viver e pensar o mundo específico das camadas populares, bem como suas formas de expressão e manifestação. Ela surge das tradições e costumes e é transmitida de geração a geração, principalmente, de forma oral.

Já a Cultura Tradicional é vista pelo edital como aquela produzida por grupos culturalmente diferenciados, como índios, ciganos, quilombolas etc. “São grupos que possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.

A seleção dos vencedores será feita por uma Comissão de Seleção, composta por cinco membros, nomeados pela presidência da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios de avaliação, estão a criatividade da proposta; coerência do roteiro; a garantia de acessibilidade a deficientes (uso de closed caption ou audiodescrição, por exemplo); e a adequação do orçamento à proposta apresentada.

O edital está disponível no espaço “Licitações Editais” do site www.pbh.gov.br/cultura e também no www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.