Longa sobre animação vira série de TV

“A animação vem sendo buscada pelo homem desde a pré-história, quando foram feitas imagens que pareciam se mexer”. Essa é a frase que abre “Luz… Anima… Ação!”, série que estreia no Canal Brasil, no dia 3 de novembro, às 20h30, com direção de Eduardo Calvet e Felipe Haurelhuk, diretores também do filme homônimo.

O programa traz imagens de animações raras e depoimentos de produtores e pesquisadores que ajudam a contextualizar a história do gênero no país desde “Kaiser”, a primeira produção feita no Brasil.

No primeiro episódio, o destaque é o ineditismo de “Kaiser” (1917), de Álvaro Marins. O filme se perdeu no tempo e tem sua história contada por pesquisadores que durante anos vasculharam livros, revistas e colheram depoimentos de familiares.

Imagens de filmes como “Macaco Feio… Macaco Bonito” e “Fravelitá”, de Luis Seel, além de “As Aventuras de Virgulino”, criada por Luiz Sá, se misturam a depoimentos de nomes como Cesar Coelho, criador do Anima Mundi, o pesquisador Marcos Magalhães e o cartunista Allan Sieber.

Serão cinco episódios que pretendem mostrar desde os pioneiros no início do século XX até os últimos 20 anos, com o boom do mercado internacional e o reflexo disso no Brasil. Na trajetória, um pouco de como a publicidade adotou as animações para atingir um público cada vez maior – filmes da Sadia e Faber Castell, entre outros –, a experimentação através dos curtas e o universo dos longas.

Marcam presença na atração Maurício de Sousa, Otto Guerra, Andrés Lieban e Carlos Saldanha, que, em uma rara entrevista, fala do olhar estrangeiro sobre a animação feita no Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.