Oficina Tela Brasil em São Paulo recebe inscrições
A Oficina Tela Brasil vai ensinar técnicas de cinema a jovens, em São Paulo (SP), que produzirão e exibirão, os próprios curtas-metragens. O projeto, pensado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, acumula mais de 320 vídeos, realizados por quase 2.500 alunos, de 104 municípios. Após passar pelo Jardim São Luiz, a oficina itinerante chegará na Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo.
Durante onze dias os alunos têm aulas de roteiro, produção, direção e edição. E fazem três curtas-metragens, exibidos em sessão aberta à comunidade, sempre com a presença de um nome do cinema nacional.
Para se inscrever nas oficinas, os interessados devem se dirigir ao local onde serão ministradas ou se inscreverem pelo Portal TelaBr, www.telabr.com.br. A oficina no Jd. São Luiz acontecerá de 26 de outubro a 8 de novembro, das 13h às 17h de segunda-feira a sexta-feira e das 9h às 18h aos finais de semana, na Fábrica de Cultura Jd. São Luís, na Rua Antônio Ramos Rosa, 651 e tem inscrições abertas até dia 18 de outubro; em Vila Nova Cachoeirinha, a oficina ocorrerá de 2 a 15 de novembro, das 8h as 12h de segunda-feira a sexta-feira e das 9h às 18h aos finais de semana, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na Rua Franklin do Amaral, 1575, com inscrições abertas até 25 de outubro; já no Capão Redondo, os interessados têm até 11 de novembro para se inscreverem para a oficina que se realizará de 16 a 30 de novembro, na Fábrica de Cultura Capão Redondo, na Rua Algard, 82
Entre os trabalhos já premiados estão o curta Tia Dita (20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; VIII Festival Araribóia, em Niterói; e 16ª edição do Vitória Cine Vídeo, em Vitória), Pão com Mortadela e Meia Mussarela (19º Festival de Curtas de São Paulo, Goiânia Mostra Curtas, Visorama 3, Festival Visões Periféricas e CineCufa 2009), e Dr. Poporowiscky (4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do MERCOSUL e Festival CineCufa). Os curtas A Vida de um Limoeiro e Realmente foram selecionados este ano pela Kinoforum para serem exibidos no 24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.