Brazilian TV Producers realiza workshop de documentários no Rio de Janeiro
Dois dias antes da abertura da 4ª edição do RioContentMarket, o Brazilian TV Producers promove o Pocket PIC Documentários, workshop de dois dias com foco no desenvolvimento de projetos de documentários com potencial de exportação e internacionalização, no Rio de Janeiro.
O PIC é o Programa Internacional de Capacitação do BTVP, que desde 2009 já teve três edições com diferentes abordagens – Documentários, Animação e Novos Formatos. Em 2010, o PIC recebeu o Prêmio Apex-Brasil, pelo reconhecimento do êxito da ação.
O workshop também pretende otimizar a participação de empresas produtoras de documentários durante o RCM. A coordenação do treinamento será feita pelo especialista em documentários Yves Jeanneau, produtor de Le Mystère de la Disparition des Abeilles (2010), Secrets du Manga (2010), Anthrax War (2009), Naked Science (2008), entre outros, além de promover e realizar há 25 anos o mercado Sunny Side of Doc, um dos eventos internacionais mais importantes do gênero.
As inscrições estarão abertas até o dia 7 de fevereiro para empresas associadas ao Brazilian TV Producers que já tenham projetos de documentários em desenvolvimento. Serão selecionados até 10 projetos de documentários para participação nos dois dias de treinamento. O processo de seleção será feito por especialistas e consultores internacionais, com capacidade técnica e idoneidade para tanto, e sob a coordenação do consultor do Brazilian TV Producers, Yves Jeanneau. Os projetos selecionados serão divulgados no dia 21 de fevereiro, através do site www.braziliantvproducers.com.
O primeiro dia do evento será dedicado à apresentação dos projetos e feedback de especialistas internacionais, além de reuniões específicas para discussão de cada projeto. O segundo dia consiste em máster classes e estudos de casos, além de painéis sobre o mercado internacional. Haverá mais vagas para a participação no segundo dia do workshop, aberto para todos os associados da ABPITV – Categoria Nacional e Internacional. São 40 vagas a serem preenchidas por ordem cronológica de inscrição.
Serão aceitos projetos audiovisuais destinados à primeira janela televisão e que sejam apresentados por empresas que já tenham experiência anterior em coproduções com outros países ou que estejam em estágio avançado de internacionalização de obras e/ou projetos. O não preenchimento dos campos obrigatórios no formulário que consta no site implica no indeferimento da inscrição. Os projetos que não estejam em inglês serão automaticamente indeferidos.