“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é o escolhido para representar o Brasil no Oscar
Hoje eu Quero Voltar Sozinho, visto por mais de 200 mil espectadores nos cinemas, disponível agora no Now, iTunes, exibido no Telecine, também negociado pelo Canal Brasil e com data de estreia assegurada nos Estados Unidos (7 de novembro pela Strand Releasing), foi anunciado pela Ancine como o filme brasileiro que disputará uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro à próxima edição do Oscar, que acontece em janeiro de 2015. O anúncio foi feito hoje, 18/09, pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi lançado no Brasil em 10 de abril, pela Vitrine Filmes. Após a ótima recepção de público e crítica no Festival de Berlim, o filme também assegurou a distribuição em 14 países/oito territórios, como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.
O filme, que teve como embrião o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho (mais de três milhões de visualizações), mostra três adolescentes terminando as férias na expectativa para o próximo ano, e o desejo da volta às aulas depois de um grande drama ou um grande amor.
Leonardo (Ghilherme Lobo) e Giovana (Tess Amorim), amigos de infância, se preparam para o regresso à vida escolar. Eis que surge Gabriel (Fabio Audi), aluno novo que chega do interior. A partir daí, a relação entre Leo e Giovana é alterada. Ela sente, fica enciumada com a entrada de uma pessoa na sua relação tão íntima e genuína com o Leo. Ele, o protagonista do filme, que é cego, tenta, por sua vez, levar a vida de maneira tranquila e não entende as tantas limitações e dificuldades que sua mãe lhe impõe. Ele pensa até em fazer intercâmbio para poder sair um pouco de casa, mas até mesmo para ir ao acampamento da escola, ele tem que conversar com os pais e convencê-los do seu desejo.
O longa foi premiado nos seguintes festivais internacionais:
Prêmio Teddy – Berlinale 2014 (Alemanha)
Prêmio FIPRESCI – Berlinale 2014 (Alemanha)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 Guadalajara Internacional Film Festival (Mexico)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 Torino Internacional LGBT Film Festival (Itália)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 Frameline – São Francisco Internacional LGBT Film Festival (Estados Unidos)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 OutFest – Los Angeles Internacional LGBT Film Festival (Estados Unidos)
Prêmio Jack Law – 2014 Honolulu Rainbow Film Festival (Estados Unidos)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 Peace & Love Film Festival (Suécia)
Melhor Filme – Prêmio do Júri Oficial -2014 Peace & Love Film Festival (Suécia)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 Damn These Heels – Salt Lake City International LGBT Film Festival (Estados Unidos)
Melhor Roteiro – 2014 Skip City International D-Cinema Festival (Japão)
Melhor Filme – Prêmio do Público – 2014 NewFest – New York Internacional LGBT Film Festival (Estados Unidos)
Melhor Filme – Prêmio do Público – Vancouver Latin American Film Festival (Canadá)
Leia matéria publicada na Revista de CINEMA sobre o filme e o diretor Daniel Ribeiro.