CineOP recebe inscrições até amanhã para o Ciclo de Debates

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições gratuitas para o 10º Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória, para o 10º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: VII Fórum da Rede Kino que acontecem durante a 10ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro, na cidade histórica de Ouro Preto, entre os dias 19 e 22 de junho. Seguindo a temática do evento, este ano, estará em pauta nas mesas o conceito Acesso e Acessibilidade nos contextos da preservação audiovisual, pesquisa histórica e educação. Os interessados devem acessar o site www.cineop.com.br.

Ao todo serão promovidos 15 debates com a participação de 47 convidados do audiovisual, acadêmicos, pesquisadores, historiadores, críticos de cinema, representantes dos Ministérios da Cultura e da Educação e três convidados internacionais da Itália, Cuba e Chile que colaboram com suas experiências, reflexões e propostas sobre as questões centrais que estão em debate nesta edição, dedicada à questão do negro no cinema brasileiro, na Temática História, à presença do filme nacional no ensino fundamental e médio, na temática Educação, e um balanço da trajetória de uma década da CineOP, na Temática Preservação. As três áreas de atuação do evento convergem este ano em suas preocupações conjuntas para com o aprofundamento da inserção do negro, do saber audiovisual e da preservação junto à sociedade brasileira.

Em suas edições anuais, a mostra promove o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, que nesta edição reúnem mais de 200 profissionais de vários Estados, para juntos construírem o Plano Nacional de Preservação, integrarem a cadeia produtiva do audiovisual com a história e a educação.

No debate inaugural, no dia 19 de junho, de 9h30 às 12h30, no Centro de Convenções, o tema “Acesso e Acessibilidade” vai permear as discussões das três vertentes em que se organiza a CineOP. Representantes de cada temática inauguram os trabalhos em diálogo com representantes do governo federal e refletem um dos maiores problemas da sociedade brasileira que é o acesso aos bens culturais por ela mesma produzidos.

Revisitando a trajetória da CineOP, em debate, no dia 20 (sábado), às 14h30, “Uma década de preservação audiovisual: Balanço, avanços e desafios”, com a presença de Arthur Autran (pesquisador e professor na Ufscar e membro do Conselho da Cinemateca Brasileira), Fernanda Coelho (conservadora audiovisual e homenageada), Hernani Heffner (curador da Temática Preservação e conservador-chefe da Cinemateca do MAM-RJ), Laura Bezerra (professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e presidente da ABPA-BA), Marcus Mello (coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e diretor da Cinemateca Capitólio) e Myrna Brandão (presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro), com mediação do professor João Luiz Vieira (RJ). Em pauta, a última década no segmento da preservação, as perspectivas e seus desafios políticos, econômicos, tecnológicos e educacionais.

Ainda em relação à preservação, a mesa “O cinema de Gerson Tavares e o case de restauro da sua filmografia” vai apresentar na 10ª CineOP o projeto coordenado pelo professor Rafael de Luna Freire em torno dos filmes do cineasta, ação que não apenas coloca de volta em circulação títulos brasileiros esquecidos e em risco de desaparecer, como reinscreve o nome de Gerson Tavares na história. A mesa coloca em debate a trajetória do realizador a partir do restauro de seu segundo longa, “Antes, o Verão” (1968), e de seus curtas-metragens.

A Temática Histórica será representada por duas mesas durante a CineOP. No dia 19 (sexta), o encontro “O Negro em Movimento” leva o nome do tema deste ano e conta com Antônio Carlos da Fontoura (cineasta – RJ), Antônio Pitanga (ator – RJ), Inácio Araújo (crítico de cinema – SP), Milton Gonçalves (ator e homenageado – RJ), mediados pelo professor Maurício R. Gonçalves (RJ). Eles vão conversar sobre o percurso de Milton Gonçalves e as visões sobre a questão central do debate. No dia 21 (domingo), outra mesa, “O negro no cinema: entre estereótipos e reações”, segue no assunto e reúne João Carlos Rodrigues (jornalista, escritor e pesquisador – RJ), Joel Zito Araújo (cineasta – RJ) e Raquel Gerber (cineasta, socióloga e pesquisadora – SP), com mediação da professora Sheila Schvarzman (SP). Em debate, as diferentes representações dos personagens negros em distintos momentos históricos da produção no país.

Na Temática Educação, estará em pauta a Lei 13.006 com a proposta de discutir o projeto de lei apresentado pelo senador Cristovam Buarque em 2008 e sancionado em 2014, que obriga escolas de educação básica a exibirem duas horas de cinema brasileiro por mês.

A história, a preservação e a educação se dão as mãos num encontro internacional que conta com a participação de profissionais da Europa, Cuba e Chile. Em diálogo, a experiência cubana, materializada com a força única da Escola Internacional de Cinema e Televisão San Antonio de los Baños, EICTV, com a presença Maria Júlia Grillo; a Universidade do Chile, com a experiência pioneira para levar o cinema nas escolas de educação básica de todo o país, com a presença de Maria Inés Silva, diretora de Extensão e Comunicação e coordenadora acadêmica do Diplomado; e a Europa, com a presença da Cinemateca de Bolonha (Itália), representada por Davide Pozzi diretor do L’Immagine Ritrovata que apresenta proposição de conceitos, soluções técnicas e implementação de políticas de salvaguarda do patrimônio audiovisual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.