Evento de efeitos visuais traz ao país o responsável pelo personagem Groot em “Guardiões da Galáxia”
Alguns dos mais importantes nomes dos efeitos especiais do mundo do cinema e dos games desembarcam no Brasil no início de dezembro para o VFX Rio, primeiro evento exclusivamente dedicado a efeitos visuais no país, que acontece dias 1º e 2.
O VFX – em inglês é a sigla para efeitos visuais desenvolvidos e criados para filmes, games, aplicativos e produções para TV – vai reunir profissionais e talentos de peso dos mais renomados estúdios de Hollywood, além das produtoras brasileiras O2 e Conspiração. Os efeitos de alguns dos mais importantes filmes e games serão vistos pela plateia em grande estilo: na mega tela do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon, na Cinelândia, um dos mais antigos cinemas em funcionamento da cidade, recém-reformado. O público que comprar o ingresso para os dois dias terá acesso a palestras, cursos, apresentações e uma pré-estreia. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Odeon e no site www.ingresso.com.
Entre os convidados, destaca-se o indicado ao Oscar Mike Sanders, Senior Visual Director dos estúdios da empresa de games Activision. Antes de juntar-se à Activision, Mike Sanders trabalhava na Industrial Light and Magic, onde participou do desenvolvimento de tecnologia para 80 longas, entre eles vários blockbusters. É dele o elenco digital que vemos em “Titanic”; muitos dos efeitos das três últimas sequências de “Star Wars” e do filme que estreia em dezembro; a tecnologia por trás de “Avatar”, e os personagens impressionantes de “Piratas do Caribe”, pelo qual foi indicado ao Oscar de Desenvolvimento Científico. Ele vai falar de sua experiência no universo dos jogos. O tema de sua palestra é “Criando os novos Call of Duty: Black Ops III e Guitar Hero Live”. Além de falar de sua experiência, ele vai mostrar como o desenvolvimento de um game nada deixa a dever aos grandes estúdios de Hollywood.
Outro nome confirmado é Sheldon Stopsack, responsável por um personagem que conquistou o público no longa da Marvel “Guardiões da Galáxia”: Groot. É dele também a impressionante recriação do jovem Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro – Gênesis”.
Supervisor de VFX de longas por mais de dez anos, em 2007 ingressou no estúdio global The Moving Picture Company, para trabalhar nos efeitos visuais de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “As Crônicas de Nárnia – O Príncipe Caspian”. Desde então, tem liderado times de produção para longas como “Robin Hood” (2010), “Skyfall”, “O Cavaleiro Solitário” e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Stopsack vai falar sobre VFX em filmes blockbuster como “Guardiões da Galáxia” e “O Exterminador do Futuro – Gênesis”.
O VFX tem também foco em formação e aprimoramento de mão de obra para o mercado audiovisual. Por isso, firmou parceria com a ACM Siggraph (www.siggraph.org), voltada para pesquisa, desenvolvimento e difusão dos profissionais e das empresas de efeitos visuais e o maior evento de computação gráfica e VFX do mundo. Pam Hogarth, consultora da Eidos e copresidente da Comissão de Educação do Visual Effects Society vem ao Brasil para falar sobre “Como construir uma carreira internacional em Efeitos Visuais”. E ela receberá cinco jovens profissionais, selecionados entre vários inscritos. Pam fará uma revisão do portfólio de cada um.
Vários brasileiros hoje estão trabalhando em empresas internacionais ou desenvolveram suas carreiras no exterior. Uma das mais bem sucedidas delas estará no VFX. É Lucia Modesto, executive supervisor of VFX Production da TV Globo. Ela foi diretora e gerente técnica de projetos em empresas importantes como a Dreamworks, onde esteve envolvida na criação de filmes como o ganhador do Oscar de Animação “Shrek”, além de “Madagascar” e “Como Treinar seu Dragão”. Lucia Modesto vai mostrar os últimos projetos desenvolvidos em animação e VFX pela emissora.
Claudio Peralta, da Conspiração Filmes, e Sandro di Segni, da O2 Filmes, vão falar sobre como o cinema nacional vem desenvolvendo expertise própria em efeitos especiais. Peralta vai dissecar os efeitos especiais de filmes como “O Homem do Futuro” e “Rio Eu Te Amo”, na palestra “Produzindo VFX no Brasil”. E Segni vai lembrar os laboratórios de grandes filmes como “O Homem de Aço”, “John Carter – Entre Dois Mundos” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Além de mostrar o que vem sendo produzido pela O2 Produções na apresentação intitulada “VFX para grandes estúdios no Brasil e no exterior”. Sandro voltou ao Brasil para chefiar o departamento.
E Luiz Velho, uma lenda no universo da computação gráfica do país, Visual Computing Researcher – Instituto Nacional de Matemática Pura, vai abordar o tema “Uma visão panorâmica do futuro das mídias audiovisuais”.