Mostra Vampiros Eternos exibe filmes de Roman Polanski e Werner Herzog

Da criatura sombria e assustadora, imortalizada no cinema por F. W. Murnau em “Nosferatu” (1922), ao casal melancólico de “Amantes Eternos” (2014), de Jim Jarmursch, a figura do vampiro é uma constante na cultura ocidental, em especial no cinema. Esses seres imortais, que se alimentam de sangue e queimam a luz do sol, já renderam muitos filmes interessantes, dos mais diversos gêneros e estilos. Homenageando esses personagens tão atraentes e, ao mesmo tempo, tão repulsivos, a Biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo, apresenta a mostra “Vampiros Eternos”, de 6 a 27 de novembro, com sessões gratuitas.

Entre os destaques, está “Nosferatu, o Vampiro da Noite”, refilmagem de Werner Herzog para o clássico de Murnau, considerado o primeiro filme de vampiro da história. Ambos foram baseados no romance “Drácula”, escrito por Bram Stoker. O livro também influenciou outro longa-metragem exibido na mostra: “Drácula de Bram Stoker”, dirigido por Francis Ford Coppola, que abre a mostra no dia 6. O filme de Herzog será exibido no dia 21.

Dirigido por Roman Polanski, a comédia “A Dança dos Vampiros” é uma sátira dos filmes de terror e traz o próprio diretor atuando como o ajudante de um caçador de vampiros. Os dois tentarão resgatar Sarah (Sharon Tate), que é sequestrada por um vampiro. Esta foi a única ocasião em que o casal formado por Sharon e Polanski contracenou junto – a atriz, que estava grávida do cineasta polonês, foi assassinada em 1969, dois anos após o lançamento do longa-metragem.

O mais recente filme exibido na mostra é “Amantes Eternos”, de Jim Jarmursch. Estrelada por Tilda Swinton e Tom Hiddleston, a obra conta a história de Adam e Eve (Adão e Eva, em inglês), um casal de vampiros que vive certo saudosismo da vida e da cultura do passado. A rotina tranquila e entediante do casal será atrapalhada pela chegada de Ava (Mia Wasikowska), irmã mais nova de Eve.

A Biblioteca Pública Viriato Corrêa fica na Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Mais informações pelos telefones 5573-4017 e 5574-0389. A programação completa dos filmes pode ser conferida no site www.prefeitura.sp.gov.br/cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.