Obras brasileiras estão na mostra competitiva do Festival de Annecy
Quatro produções brasileiras estão na mostra competitiva do Festival Internacional de Animação de Annecy, na França. Duas delas são assinadas pela Vetor Zero/ Lobo, que originaram a Vetor Filmes – empresa associada ao Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Endangerd Love” e “Fábrica de Emoções” concorrem na categoria de filmes comissionados.
O primeiro é uma produção da Lobo para o Wild Life Conservation Film Festival (WCFF). O filme, produzido com técnicas de animação 2D e 3D, integra uma campanha de conscientização em prol da preservação de espécies em risco de extinção, transmitindo o conceito de que a melhor forma de se evitar a extinção de uma espécie é promovendo a sua procriação. “Fábrica de Emoções”, assinado pela Vetor Zero, é um filme de 60 segundos para a TV que faz parte da campanha que promove o apoio da Caixa à cultura brasileira junto com um filme de segurança para as salas da Caixa Cultural. A produção faz referência às tradições culturais e ao folclore do Brasil e utiliza cenários em miniatura filmados em estúdio e animação 3D.
Há ainda duas produções brasileiras concorrendo na categoria de curtas-metragens: “Vênus”, dirigida por Sávio Leite, e “O Poeta das Coisas Terríveis”, de Guy Chaineaux. A presença de obras brasileiras é recorrente nas mostras e pitches do Festival de Annecy. Algumas foram premiadas, como o curta Guida e os longas Uma História de Amor e Fúria e O Menino e o Mundo. No ano passado, obras brasileiras foram destaque nos pitches (Tito e os Pássaros) e nas mostras competitivas (Caminho dos Gigantes, World of Autism, A Man Called Man e Amor de Papel).
O Brazilian Content levará uma delegação composta por seis produtoras ao MIFA, mercado integrado à programação do Festival Internacional de Animação de Annecy, na França. O evento acontece de 13 a 16 de junho. Além da Vetor Filmes, integram a delegação brasileira a 2DLab, a Intro Pictures, a Carmela Conteúdos, a Sincrocine, a Primo Filmes e a Coala Filmes. O Brazilian Content participa do mercado desde 2012.