Ancine abre inscrições para a 2ª edição do Encontros com o Cinema Brasileiro

Até o dia 26 de agosto, estão abertas as inscrições para participação na segunda edição do projeto “Encontros com o Cinema Brasileiro”, realizado pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE e pelo Ministério das Relações Exteriores – MRE.

A iniciativa busca expandir a influência e a representatividade do cinema brasileiro no mercado internacional, ampliando as relações com os curadores dos principais festivais de cinema do mundo. Esta edição contará com a presença no Brasil de Shari Frilot, uma das curadoras do Festival de Sundance, que acontece entre 16 e 26 de janeiro de 2014.

ficha de inscrição para os produtores que desejem incluir seus filmes na agenda oficial de exibição já está disponível no portal da ANCINE. Poderão ser inscritos filmes brasileiros de longa-metragem de produção independente já finalizados que ainda não tenham feito sua estreia internacional, ou que ainda não estejam finalizados, mas que já possuam um corte provisório de imagem/som em condições de projeção. Todos os filmes inscritos passarão por uma pré-seleção feita pelos curadores. Leia aqui o regulamento da 2ª edição do projeto.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um deles, para que os Encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão a sua programação. Na primeira etapa dos “Encontros com o Cinema Brasileiro”, realizada em junho deste ano, vieram ao Rio de Janeiro membros do conselho curador dos festivais de Veneza, San Sebastián, Locarno, Roma, IDFA (Amsterdã) e Havana. Durante quatro dias, os curadores estrangeiros tiveram a oportunidade de assistir, em sala de cinema, a um conjunto de filmes nacionais recém finalizados ou em fase de finalização.

Depois desta segunda edição, está prevista a realização de mais um Encontro ainda em 2013, com curadores dos Festivais de Roterdã, Berlim e BAFICI (Buenos Aires). As inscrições para essa próxima edição serão abertas em meados de setembro.

Dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para o e-mail encontros.cinema@ancine.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.