Amanhã Chegou
Iniciativas como de Thiago Azambuja da Casa do Rio, em Careiro Castanho-AM, e o ativismo de Benedito Clemente, líder comunitário do Jurucuá na Reserva Extrativista do Médio Purus, são exemplos tratados no documentário de Renata Simões, “Amanhã Chegou”, que comprovam que é possível unir crescimento econômico a sustentabilidade.
Atuantes na área da pesquisa, Dora Faggin, socióloga e fundadora e diretora de pesquisas da VOX, e Michel Alcoforado, antropólogo e responsável pela Consumoteca, refletem sobre o impacto do consumo no comportamento da sociedade contemporânea, enquanto o historiador Luiz Marques, autor do livro “Capitalismo e o Colapso Ambiental”, alerta sobre o impacto que o nosso modo de vida tem no planeta.
Dirigido por Renata Simões, o documentário conversa com responsáveis por ações sustentáveis em sua comunidade, como Raimunda Pimentel Simões, integrante de um programa de reflorestamento em área de mineração em Juruti-PA, e Astrogildo da Costa, presidente da Cooperativa Mista Agroextrativista Sardinha, que cuida da pescaria em manejo sustentáveis em Labrea-AM.
Relembrando fatos históricos importantes no contexto sustentável atual do Brasil e do mundo, participam do longa, também, personalidades ligadas à causa, como os jornalistas Eliane Brum e Jackson Araújo, a arquiteta, urbanista e uma das fundadoras da Aliança pela Água Maru Whately e Nilo D ́Ávila do Greenpeace. Da sociedade civil, trazem seus insights o psicanalista Christian Dunker, o designer Pedro Inoue, o poeta Sérgio Vaz e o artista visual Stephan Doitschinoff.
Produzido por Atômica Produções, Tocha Filmes e Canal Azul e distribuído pela Elo Company, “Amanhã Chegou” estreia aos cinemas dia 11 de outubro, em 20 salas de 19 cidades do país, pelo Projeta às 7, parceria da Elo Company com a Cinemark que abre uma nova janela para o cinema brasileiro.