50º Festival de Cinema de Gramado tem inscrições abertas

O Festival de Cinema de Gramado, que fará sua histórica 50ª edição entre os dias 12 e 20 de agosto, abriu as inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem estrangeiro (LME), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB). As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.inscricoescinema.com.br. O prazo encerra dia 20 de abril, às 23 horas e 59 minutos. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do festival (www.festivaldegramado.net).

Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela concluídos a partir de 1° de maio de 2020. São 12 categorias premiadas com o cobiçado Kikito para LMB, seis para LME, 10 para CMB e Melhor Filme para longa-metragem documental (LMD). As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem gaúcho (LMG) e curta-metragem gaúcho (CMG) terão as datas divulgadas posteriormente.

Documentaristas brasileiros terão, em Gramado, uma nova janela de exibição. A partir deste ano, o festival passa a contar com uma mostra competitiva dedicada especialmente ao gênero. Serão cinco filmes selecionados que concorrerão ao Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Documental.

Os longas documentais, assim como os longas brasileiros e estrangeiros, serão selecionados pela equipe curatorial do festival, composta pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuário, pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil e pela atriz, roteirista e cineasta Dira Paes.

Os selecionados terão uma janela de exibição diferenciada: os cinco filmes serão veiculados pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Gramado, e disponibilizados no Globoplay durante o evento. Escolhido pelo júri, o vencedor será, ainda, exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição.

2 thoughts on “50º Festival de Cinema de Gramado tem inscrições abertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.