Dramaturgo israelense, Yoav Shutan-Goshen, realiza Masterclass na Cinemateca Brasileira
Cada vez mais os artistas israelenses vem atuando em papéis de destaque no cinema mundial, como Gal Gadot, Jeff Wilbusch e Shira Haas. Mas por trás das câmeras, Israel também conta com grandes nomes.
Um desses destaques é o roteirista e dramaturgo Yoav Szutan-Goshen, que vem ao Brasil para ministrar a Masterclass gratuita Sobre Amor e Traição – Verdades e mentiras ocultas no drama israelense, que será realizada no dia 9 de outubro, às 10h (horário de Brasília), na Cinemateca Brasileira, sob a organização do Consulado Geral de Israel em São Paulo e mediação da Profa. Dra. Milena Szafir.
Yoav Szutan-Goshen é um aclamado escritor, e já recebeu indicações nos principais prêmios do teatro israelense. Também foi nomeado Melhor Roteirista do Ano para Série Dramática de TV pela série “Os Mandamentos”, em 2018, que chegou a ser transmitida no Brasil pelo antigo canal Mais Globosat, hoje conhecido como Modo Viagem.
Além das telinhas, Yoav Szutan-Goshen também se destaca nos palcos, com obras como “Love and the Pandemic” (2021), a adaptação do romance de Jorge Amado para os palcos israelenses “Dona Flor and Her Two Husbands” (2017) e “Mr. Vertigo”, uma adaptação do romance de Paul Auster (2015). Seu romance de estreia, “One Time, One Woman” (Zmora-Bitan, 2017) foi um best-seller israelense, fortalecendo seu nome no mercado.
Com toda a sua experiência, foi convidado para lecionar em universidades norte-americanas e israelenses, como a Universidade de Tel Aviv, Universidade Estadual de São Francisco e Sapir College, onde ministrou cursos sobre humor em Israel, jornalismo, cinema e direito.
A mediação da Masterclass será da Profa. Dra. Milena Szafir, designer, pesquisadora e realizadora em estéticas videográficas e (neo)cinematografias. Além disso, Milena atua como professora na Pós-Graduação em Artes da UFC, e é conselheira da Sociedade Brasileira em Estudos de Cinema e Audiovisual.
A Masterclass é uma iniciativa do Consulado Geral de Israel em São Paulo, que se dedica a promover as relações diplomáticas, culturais e sociais entre o Estado de Israel e o Brasil. O evento é gratuito e com vagas limitadas, lembrando que as senhas serão distribuídas com meia hora de antecedência na Cinemateca Brasileira.