“Terruá Pará”, de Jorane Castro, é o grande vencedor do 15º In-Edit Brasil

O longa “Terruá Pará” (foto), de Jorane Castro, é o grande vencedor da 15ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical e será exibido na edição do In-Edit Barcelona em 2023, com a presença da diretora.

O filme nos conduz a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção, a partir de depoimentos de personagens fundamentais, como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato, entre outros.

Segundo o Júri, formado pelo diretor e roteirista Affonso Uchôa, a jornalista Elisabete Pacheco, a coordenadora da programação de cinema do CineSesc/SP, Graziela Marcheti, a diretora e produtora de cinema e de filmes publicitários Joyce Prado, e o jornalista, músico e poeta Rodrigo Carneiro, “o vencedor foi escolhido por mostrar a cara menos conhecida, porém mais emblemática do Brasil, utilizando uma linguagem cinematográfica de grande beleza. A união entre o entorno natural e as diferentes manifestações musicais apontam o Pará como o futuro da música brasileira”. Além disso, foi considerado pelos jurados que a região norte é pouco reconhecida em sua importância para cultura nacional e que o prêmio para esta obra constitui um reconhecimento político a situação vivida na região no que se refere ao desmatamento.

O Júri concedeu ainda uma Menção Especial para “Peixe Abissal”, de Rafael Saar, pela coragem de mergulhar na vida e obra de um personagem pouco conhecido, controverso e passível de preconceito. Utilizando linguagem cinematográfica rica e diferenciada, o filme entra no submundo da cultura gay para retratar os diferentes perfis do protagonista.

Entre os dias 26 e 28 de junho, o 15º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical apresenta as sessões Bônus Track, com 9 títulos da programação, incluindo o vencedor e a menção especial do júri, no CineSesc.

Serão exibidos os longas “La Danza de los Mirlos”, de Álvaro Luque, “CAN and Me”, de Michael P. Aust, “Personality Crisis: One Night Only”, de Martin Scorsese e David Tedeschi, “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor”, de Alfredo Manevy, “Carmine Street Guitars”, de Ron Mann, “Terruá Pará”, de Jorane de Castro (vencedor desta edição), “Peixe Abissal”, de Rafael Saar (Menção Especial), e “Villa-Lobos em Paris”, de Alexandre Guerra e Marcelo Machado, este último com sessão comentada pela pesquisadora Camila Fresca.

Já o documentário “Chic Show”, de Emílio Domingos e Felipe Giuntini, sobre um dos mais importantes bailes da cidade de São Paulo, o Chic Show, que recebeu nomes como Tim Maia, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Djavan e o inigualável James Brown, encerra o Bônus Track, com entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.