7ª edição do CineBaru abre chamada para inscrições de filmes

A 7ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, que acontece de 28 a 30 de setembro, recebe inscrições de curtas-metragens de até 30 minutos até o dia 9 de julho. As categorias são Mostra Sertãozin (infantojuvenil) e Mostra Competitiva Regional. O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de agosto.

O CineBaru, tradicionalmente realizado no distrito de Sagarana, município de Arinos, no noroeste de Minas Gerais, chega em sua sétima edição celebrando o cinema no sertão-cerrado, sua diversidade, interfaces socioambientais, tradições, povos e lutas.

A mostra segue com o objetivo de fomentar uma rede de cinema na agenda de festivais nacionais, fortalecendo as pessoas que realizam, moram, produzem e pesquisam nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. O CineBaru busca trazer um olhar sensível para esses territórios, principalmente nas questões ligadas ao meio ambiente e em como a emergência climática que estamos enfrentando afeta os modos de vida de seus povos. Sendo assim, buscamos olhares sobre os temas: tradição e mestres/as; cidade e sertão; mulheres no sertão; meio ambiente e água; agroecologia; cinema e ativismo; literatura roseana; comunidades e povos tradicionais etc. Os idealizadores destacam que se somam ao movimento de combate às desigualdades e dedicam atenção especial a filmes dirigidos por mulheres, negras, negros, indígenas e LGBTQIAP+.

Informações sobre a inscrição de filmes, regulamento e detalhes do evento estão no site oficial do CineBaru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.