Cineasta Petrus Cariry ganha mostra na Caixa Cultural Rio de Janeiro

A Mostra Petrus Cariry: Imagem, Tempo e Poesia chega à Caixa Cultural Rio de Janeiro neste sábado, 30 de setembro, e vai até 6 de outubro, com a exibição de todos os sete longas-metragens do diretor cearense e quatro masterclasses na programação. O evento marca a abertura do cinema do espaço. A temática da mostra realça o estilo marcante das obras de Petrus Cariry, que combina tempo e realidade, representando-os de maneira poética, além de abordar a dureza da vida de personagens socialmente emblemáticos, que traduzem uma contemporaneidade em transe e, de certo modo, distópica. “Mais Pesado é o Céu” (foto), seu longa mais recente e inédito, conquistou quatro prêmios no Festival de Gramado deste ano e será exibido no dia 6 de outubro, às 18h. Protagonizado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, a trama acompanha Antônio e Teresa, que acolhem uma criança abandonada, iniciam uma jornada pelas estradas e compartilham um passado que está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. 

Petrus Cariry surgiu na ebulição cinematográfica brasileira das duas primeiras décadas do século XXI e se destaca entre os nomes de sua geração por seu rigor técnico e estético, com uma linguagem autoral que ressalta os cenários do Nordeste brasileiro. 

A abertura da mostra, dia 30 de setembro, às 14h, será com a masterclass sobre direção cinematográfica com Petrus Cariry. Na sequência, “O Grão” será exibido às 16h, e “Mãe e Filha”, às 18h. No domingo, dia primeiro de outubro, às 14h, Cariry também vai ministrar a masterclass sobre direção de fotografia para cinema. Em seguida, às 16h, será exibido o longa-metragem “O Barco”. Na terça-feira, dia 3, a mostra vai passar três filmes em sequência: “A Jangada de Welles”, às 14h; “Clarisse ou Alguma Coisa sobre Nós Dois”, às 16h; e “A Praia do Fim do Mundo”, às 18h. Na quarta-feira, dia 4, às 14h, a masterclass sobre produção cinematográfica será com a produtora Bárbara Cariry. Logo depois, serão reexibidos os filmes “A Praia do Fim do Mundo”, às 16h; e “Clarisse ou Alguma Coisa sobre Nós Dois”, às 18h. 

No penúltimo dia da mostra, na quinta-feira, dia 5, às 14h, a atriz Silvia Buarque vai ministrar a masterclass sobre atuação de cinema e teatro. Após serão reexibidos os longas “O Barco”, às 16h; e “O Grão”, às 18h. No último dia, na sexta-feira, dia 6, “A Jangada de Welles” será reexibido às 14h e “Mãe e Filha”, às 16h. Para o encerramento, “Mais Pesado é o Céu, sétimo longa-metragem de Cariry, será exibido às 18h.  

A filmografia do diretor também inclui sete curtas-metragens e seriados para TV. Ao longo de sua trajetória, entre obras de ficção e documentários, Cariry transita por cenários urbanos e rurais, litorâneos e sertanejos do Nordeste. A partir da força narrativa da fotografia e da montagem, seus trabalhos buscam se aprofundar em dramas que se conectam a uma ordem social mais ampla e buscam proporcionar uma experiência sinestésica, em que é possível sentir os elementos da natureza e os seus sons, que adquirirem significados dramáticos e se transformam em personagens abstratos. 

Premiado e reconhecido em festivais nacionais e internacionais, Cariry tem contato com os sets de filmagem desde pequeno, quando acompanhava a produção de filmes de Rosemberg Cariry, seu pai. Além de diretor, Cariry também assina a direção de fotografia, roteiro e montagem de suas produções, e conta com a parceria de seus colaboradores mais constantes, como Firmino Holanda e Bárbara Cariry.

Petrus Cariry nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1977. Entre os anos de 2002 e 2010, realizou nove curtas-metragens, entre eles “A Velha e o Mar”, “Dos Restos e das Solidões” e “A Montanha Mágica”. Em 2007, dirigiu o drama familiar “O Grão”, seu primeiro longa-metragem que deu início ao que intitulou de Trilogia da Morte, composta também por “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou Alguma Coisa sobre Nós Dois” (2015). Seus primeiros longas ganharam juntos mais de 70 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais. Depois de “O Barco” (2018), dirigiu o documentário “A Jangada de Welles” (2019), ao lado de Firmino Holanda, e a ficção “A Praia do Fim do Mundo” (2021). “Mais Pesado é o Céu” (2023), estrelado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, é o seu sétimo longa-metragem. 

A Mostra Petrus Cariry: Imagem, Tempo e Poesia é uma experiência estética que retrata um Brasil simbolicamente rico, criativo e cheio de ânimo produtivo, em sua grandeza e diversidade.

 

Mostra Petrus Cariry: Imagem, Tempo e Poesia
Data:
30 de setembro a 6 de outubro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – R. do Passeio, 38 – Centro
Ingresso: entrada gratuita, sujeita a lotação da sala, com distribuição de senhas 1h antes de cada sessão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.