Festival Internacional de Mulheres no Cinema homenageia Helena Ignez

De acordo com a última pesquisa por gênero e raça nos segmentos do audiovisual de 2023 da Ancine (Agência Nacional do Cinema), menos de 20% dos longas-metragens brasileiros exibidos nos cinemas entre 2018 e 2021 tiveram exclusivamente mulheres na direção. Quando o recorte inclui raça, a diferença é ainda mais gritante. Apenas 2,1% dos empregos no setor audiovisual foram ocupados por mulheres pretas entre 2011 e 2021.

Para fortalecer o combate às desigualdades e valorizar a produção cinematográfica realizada e protagonizada por mulheres do Brasil e do mundo, o FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema foi criado em 2018. Em sua 3ª edição, que será realizada de 23 a 29 de novembro, o FIM busca ainda combater o etarismo no audiovisual, uma luta fundamental num país cuja população vem envelhecendo. Segundo o IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais subiu de 11,3% para 14,7% no Brasil entre 2012 e 2021.

A trajetória de Helena Ignez (Salvador/BA, 1942) se confunde com a do cinema brasileiro e seus movimentos mais radicais. Atriz em filmes de grande expressão do Cinema Novo e Cinema Marginal, ela também deixou sua marca na sétima arte no século 21, dirigindo filme autorais que buscam a libertação dos limites do cinema tradicional, propondo novas estéticas em suas narrativas.

A homenagem à Helena Ignez exalta sua carreira como atriz e cineasta. A sessão de abertura do FIM23, dia 23, a partir das 20h30, no CineSesc, apresenta “A Alegria é a Prova dos Nove” (foto, 2023), seu mais recente filme como diretora. E a sessão de encerramento, dia 29, às 20h30, “A Mulher de Todos” (1969), em que atriz foi dirigida por seu companheiro Rogério Sganzerla (1946-2004).

Para completar a imersão em sua vida e obra, o festival traz a cinebiografia “A Mulher da Luz Própria” (2019), de sua filha, Sinai Sganzerla. A sessão será seguida de um encontro no foyer do cinema, dia 27, às 18h, com a presença da homenageada, de Pedro Maciel Guimarães, autor do livro “Helena Ignez: Atriz Experimental” (2021, Edições Sesc São Paulo) e da professora, curadora e produtora Patrícia Mourão.

A programação do FIM23 apresenta 34 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, produzidos em diversos países e Estados brasileiros, e celebra o talento de 36 diretoras. Todas as sessões presenciais serão realizadas no CineSesc (São Paulo).

A programação completa do festival pode ser conferida em https://fimcine.com.br/br/home.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.