“Ato Final” conquista prêmio de melhor documentário no Lisboa Indie Film Festival
Foto © Rodrigo Cerqueira
“Ato Final”, filme de Roberta Fernandes e distribuído pela Elo Studios, conquistou o prêmio de melhor documentário no Lisboa Indie Film Festival – LISBIFF, festival internacional de cinema em Portugal. A premiação será no próximo sábado, dia 9 de dezembro, em Lisboa. A diretora participará, ainda, de exibições seguidas de debates na Universidade do Porto, no dia 13 de dezembro, e na Universidade de Coimbra, no dia 14.
Com a temática que aborda o feminicídio e a violência doméstica contra mulheres, o filme mescla entrevistas com sobreviventes reais e cenas com três atrizes. Norma das Graças Francisco, Camila Lopes da Costa, Liliene Rosa Pinheiro da Conceição, Cristiane Mendes e Marciane Pereira dos Santos contam suas histórias de sobrevivência, enquanto Janine Correa, Sabrina Feu e Sara Nichio experimentam, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco do feminicídio.
Produzido pela Andaluz Filmes, direção de elenco de Rejane Arruda, roteiro de Marcella Rocha e Roberta Fernandes e produção executiva de Rodrigo Cerqueira, o longa-metragem participou do Selo Elas, em 2021, iniciativa da Elo Studios que fomenta longa-metragens dirigidos por mulheres como forma de colaborar com a equidade de gênero no setor.