Spcine promove 1ª Mostra de Cinema Angolano e Paulistano

Foto: “Ar Condicionado”, de Fradique

A Spcine está promovendo a I Mostra de Cinema Angolano e Paulistano, que propõe um intercâmbio cultural por meio da exibição de filmes brasileiros em Angola, entre os dias 19 e 23 de dezembro, e filmes angolanos no Brasil, durante os dias 7 a 13 de dezembro, no Circuito Spcine Olido com ingressos a R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Em sintonia com sua estratégia de internacionalização e fortalecimento das relações com nações africanas, a Spcine estabeleceu uma parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR), o IACA (Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual) e a APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) para realizar a mostra.

Essa colaboração resultou da visita da Spcine a Angola e está alinhada à compreensão da iniciativa federal de promover a aproximação por meio de medidas afirmativas para fortalecer o setor audiovisual nacional. Isso envolve o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre as comunidades africanas e da diáspora. A curadoria dos filmes brasileiros foi realizada pela APAN com apoio da Spcine, enquanto a curadoria dos filmes angolanos será realizada pelo IACA com apoio do IGR e Geração 80.

A mostra inclui a realização de cinco sessões de curtas-metragens e 5 sessões de longas-metragens em São Paulo, no Cine Olido, como parte da programação do Circuito Spcine de cinema. Em Luanda, as exibições acontecerão no Instituto Guimarães Rosa, integrando a programação da Semana do Brasil em Angola, organizada pela Associação de Empresários Brasileiros em Angola.

Além das projeções, estão programadas duas mesas de discussão, uma no primeiro e outra no último dia da mostra. Os debates contarão com a participação de cineastas brasileiros, membros da Spcine e da APAN, assim como especialistas em cinema africano.

A programação completa da mostra pode ser conferida aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.