Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Mulheres Pioneiras do Cinema

Foto: “Won in a Cupboard” (1914), de Mabel Normand

Entre os dias 6 e 17 de dezembro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Mulheres Pioneiras no Cinema, trazendo obras de cineastas que ajudaram a construir a linguagem audiovisual nas primeiras décadas do século passado, mas foram historicamente invisibilizadas e esquecidas.

A mostra faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca Brasileira voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica.

Algumas das diretoras que compõe a programação – como as estadunidenses e europeias Alice Guy, Lois Weber, Lotte Reiniger e Germaine Dulac – passaram a ser mais difundidas nas últimas décadas após a digitalização e restauro de parte de suas obras. Tornaram-se ícones do processo de recuperação das pioneiras do cinema e são, portanto, incontornáveis para começar a se adentrar no tema.

O cenário latino, por sua vez, é menos difundido. Muitos são filmes dados como perdidos, como “O Mistério do Dominó Preto” (Cléo de Verberena, 1931), considerado o primeiro longa dirigido por uma mulher no Brasil. São poucas as cópias existentes nos arquivos espalhados pelo continente e ainda menor a quantidade de exemplares projetáveis. “El Pañuelo de Clarita” (foto, 1919), da argentina Emilia Saleny é revelador da escassez vigente: sua digitalização e restauro foram feitos em cima de uma VHS, tida como a única cópia sobrevivente. A mostra tem a sorte de poder contar também com obras de Adela Sequeyro (México) e Renée Oro (Argentina).

Além das sessões, a Cinemateca Brasileira irá oferecer um curso, ministrado pela pesquisadora Marcella Grecco. Dividido em três aulas, o programa irá abordar os trabalhos de pioneiras de diferentes países, incluindo um destaque para a brasileira Cléo de Verberena, sobre a qual Marcella lançou um livro em 2022.

Haverá ainda um bate-papo em formato de vídeo-conferência com Kate Saccone, gerente de projetos do Women Film Pioneers Project, parceiro fundamental desta mostra. Trata-se de um banco de dados virtual de acesso livre e colaborativo, produzido com o apoio da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O projeto é uma das principais iniciativas de recuperação e difusão das pioneiras ao redor do mundo e celebra seus 10 anos em 2023.

Esta mostra contou ainda com parcerias de instituições e pessoas que gentilmente cederam as cópias de exibição: Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Goethe-Institut São Paulo, Eye Filmmuseum, Library of Congress, Filmoteca de la UNAM, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales – INCAA, Cinémathèque Française, Cineteca Nazionale, KinoLorber, Enrique Bouchard, Diego Mellone e as diretoras Julia Kuperberg, Clara Kuperberg da Wichita Films.

A programação é inteiramente gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão. Para o curso de Marcella Grecco e a palestra com Kate Saccone, do Women Film Pioneers Project, será necessária inscrição prévia, a ser realizada pelo site da Cinemateca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.