“Motel Destino”, de Karim Aïnouz, chega ao circuito comercial
Depois de realizar a première mundial na competição oficial de Cannes, em maio deste ano, realizar sessão especial em Fortaleza e fazer sua estreia no Festival de Gramado, “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, chega às salas de cinema de todo o país, nesta quinta-feira, 22 de agosto. Com produção da Gullane e distribuição da Pandora Filmes, o título conta com Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha.
Primeiro filme do diretor rodado inteiramente no estado desde “O Céu de Suely” (2006), no Ceará, “Motel Destino” traz como pano de fundo o erotismo, elemento recorrente na filmografia de Aïnouz. As cores fortes e vibrantes do litoral nordestino dão a tônica visual-narrativa da obra, enquanto o estabelecimento de beira de estrada que dá título ao filme é, segundo ele, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.
O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, coproduzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK). Também é coproduzido por Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e investimento do Fundo Setorial Audiovisual e apoio institucional da ANCINE. No Brasil, o filme será distribuído pela Pandora Filmes e codistribuido pela Gullane+, enquanto The Match Factory responde pelas vendas internacionais.
A narrativa nasceu da parceria de Karim com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, escola de formação em artes da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com sede em Fortaleza. O diretor é um dos criadores do laboratório, o Cena 15, onde atuou como tutor durante nove anos e do qual hoje é mentor. Foi lá que ele convidou o roteirista cearense Wislan Esmeraldo para desenvolver o roteiro do projeto. Mais tarde, Mauricio Zacharias se juntou ao processo, repetindo a parceria realizada com o cineasta em “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.
Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seus trabalhos em “A Vida Invisível” e “Never Rarely Sometimes Always”, captura com sutileza as nuances visuais do filme. A montadora Nelly Quettier, reconhecida por “Beau Travail” e “Lazzaro Felice”, imprime uma precisão rítmica à narrativa, enquanto o diretor de arte Marcos Pedroso, de “Madame Satã” e “Praia do Futuro”, agrega uma rica expressão artística à obra ao explorar as fortes cores do nordeste. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). Além dos três protagonistas já mencionados, Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão e Jupyra Carvalho completam o elenco.
No segundo semestre de 2024, o diretor inicia as filmagens de “Rosebushpruning”, o seu segundo longa em inglês. Antes, rodou “Firebrand” – com Alicia Vikander e Jude Law –, no Reino Unido, “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.”, na Argélia, “A Vida Invisível” (vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes), no Rio, e “Aeroporto Central” (2018), em Berlim. Com filmagens divididas entre Brasil e Alemanha, “Praia do Futuro” (2014) foi realizado por Karim em solo cearense, embora a maior parte da trama tenha sido ambientada na cidade europeia.
Pingback: news-1724183196967-2181 – News Conect Inteligencia Digital