Filme sobre Frei Betto é selecionado para o Festival de Cinema de Havana

O filme “A Cabeça Pensa Onde os Pés Pisam – Frei Betto e a Educação Popular” foi selecionado para o 45º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que acontece em Havana, de 5 a 15 de dezembro. Dos mais de dois mil filmes inscritos, foram selecionados apenas 256 de várias partes do mundo. Realizado sempre no mês de dezembro, o festival se propõe a reconhecer e a difundir obras cinematográficas que contribuam para enriquecer a reafirmação da identidade cultural da América Latina e do Caribe. A cada edição, a programação também inclui a representatividade de filmes contemporâneos do resto do mundo.

O filme sobre Frei Betto destaca a educação popular, um pilar essencial da obra do frei dominicano, especialmente na sua aplicação da metodologia de Paulo Freire. O documentário também oferece uma visão sobre a importância da educação popular implementada em Cuba, mostrando o papel vital que Frei Betto desempenhou nesse processo, além de percorrer a trajetória de atuação de toda uma geração de militantes sociais, culminando em movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O filme foi realizado pela produtora brasileira Mirar Lejos e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual.

“Frei Betto e a Educação Popular” é o primeiro documentário da tetralogia que a produtora Mirar Lejos está realizando em homenagem aos 80 anos de Frei Betto. Em junho deste ano, o filme teve lançamento em Cuba, com a presença de autoridades, como o presidente cubano Miguel Díaz-Canel. Os quatro filmes são dirigidos por seus biógrafos Américo Freire e Evanize Sydow. Os outros três documentários abordam, por ordem de lançamento, sua obra literária; depois suas relações solidárias com familiares, amigos e a sociedade, de título Fraternura, expressão cunhada por Frei Betto; e, por fim, o documentário “Cartas da Prisão”. Além da tetralogia, a Mirar Lejos prepara, para 2025, o longa-metragem “Betto”, que traz o ator Enrique Díaz como protagonista, e que será gravado em Cuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.