TV Brasil estreia série sobre ativista pernambucana que fez diferença para mulheres de rua

A série documental “Eu Não Desisto de Você”, obra independente inédita, estreia na programação da TV Brasil, nesta quinta (20/03), às 23h. A novidade reconstrói o trabalho e o legado da pernambucana Ana Vasconcelos (1944-2009).

A produção biográfica resgata a trajetória da ativista pelos testemunhos de ex-meninas moradoras de rua do Recife, que frequentaram, na década de 1990, a organização não governamental Casa de Passagem, fundada pela advogada para combater a violência e a exploração sexual de jovens em situação de rua.

No seriado, a protagonista Maria Betânia da Silva, atualmente psicopedagoga, sai em busca das outras mulheres que tiveram suas vidas transformadas por Ana Vasconcelos. O passado e o presente se entrelaçam em um olhar feminino e delicado sobre a condição das mulheres ao longo do tempo.

Em cinco episódios de 26 minutos, com edições semanais, a atração apresenta a história da criadora do espaço na capital pernambucana, que por mais de duas décadas atendeu meninas, adolescentes e mulheres em situação de rua ou vivendo em comunidades carentes do Recife.

Com direção de Carla Sarmento, o conteúdo produzido pela Ouriço Filmes combina imagens de acervo do trabalho realizado pela entidade com gravações atuais das personagens que vivenciaram aquelas experiências na instituição. A série foi desenvolvida por meio do edital Prodav TVs Públicas, do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A Casa de Passagem fechou as portas durante a pandemia de Covid-19, antes do início das filmagens do seriado. As mulheres retratadas no programa encontraram na pessoa de Ana e na ONG apoio para enfrentar todo tipo de violência sofrida na cidade.

Com a obra documental, a diretora Carla Sarmento – que conheceu e chegou a trabalhar com a ativista – busca reavivar o nome de Ana Vasconcelos.

Formada em pedagogia, Maria Betânia da Silva, hoje com 4 filhos e 3 netos, faz o fio condutor da produção e narra passagens marcantes daquele período. Em sua juventude, ela era considerada muito violenta e chegou a ser presa ainda adolescente.

Os episódios de “Eu Não Desisto de Você” percorrem os espaços, as ruas e as casas dessas mulheres, antigas meninas de rua, trilhando a geografia afetiva onde elas viviam e onde estão agora. As vozes de Betânia, Janaína, Miranir, Dora, Roberta, Alexandra, Raquel, Raquel, Virlane, Adilza, Roseane e Angela ajudam a contar como Ana Vasconcelos se mobilizou, enfrentou desafios e idealizou uma organização mais tarde reconhecida nacional e internacionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.