“Ainda Estou Aqui” deve ser o grande vencedor da noite dos “Otelo”, mas safra virtuosa reúne “Motel Destino”, “Malu”, “Baby” e “Oeste Outra Vez”
Foto: “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles
Por Maria do Rosário Caetano
Nessa quarta-feira, os brasileiros poderão assistir, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e Globoplay Premium, à vigésima-quarta edição de um de seus mais importantes prêmios cinematográficos – o Grande Otelo.
A festa acontecerá, a partir das 20h45, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A transmissão ao vivo se dará, também, pelo Youtube da Academia Brasileira de Cinema.
Filmes que causaram sensação junto ao público, à crítica ou aos festivais (como “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles: 5.815.000 espectadores) e os ótimos “Motel Destino”, de Karim Aïnouz (55 mil), da competição de Cannes, “Malu”, de Pedro Freire (25 mil), “Baby”, de Marcelo Caetano (18 mil), estes vencedores ex-aqueo do Festival do Rio, e “Oeste Outra Vez” (5 mil), de Erico Rassi, vencedor de Gramado, vão disputar o troféu que homenageia o grande ator mineiro (de Uberlândia) Sebastião Prata, o pequenino Grande Otelo. A estatueta é uma criação de Ziraldo.
Por esforços de Renata Almeida, presidente da Academia Brasileira de Cinema, a festa de premiação vem tentando fixar-se no calendário do primeiro semestre. Afinal, são entregues, de janeiro a maio, os principais prêmios do audiovisual planetário. A temporada começa com o Globo de Ouro em janeiro. Seguem-se o Goya, Bafta e César, em fevereiro; o Oscar em março; o Platino, em abril; e o Donatello, em maio.
O “Otelo”, que carregava o nome hípico de GP – Grande Prêmio (do Cinema Brasileiro), firmou-se – antes tarde do que nunca! – no pleno reconhecimento ao astro de “Rio Zona Norte” e “Macunaíma”. E abandonou a errância pelo segundo semestre. Esse ano ainda acontecerá no sétimo mês do ano. Mas tudo indica que, em datas próximas, venha fazer companhia aos seus congêneres europeus e norte-americanos.
O filme com maior número de indicações é “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. São 15 categorias. Se dependesse do cineasta, seu blockbuster, visto por quase 6 milhões de espectadores, premiado com o Oscar de melhor produção estrangeira, com o Globo de Ouro de atriz dramática (Fernanda Torres) e melhor roteiro em Veneza (Murilo Hauser e Heitor Lorega), não entraria na competição pelos “Otelo”.
Tanto que, inicialmente, Walter concertara, com a Academia, a condição de homenageado especial. Ao lado de sua protagonista, Fernanda Torres, que deu vida a Eunice, viúva do engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva.
Estava tudo combinado e devidamente divulgado. Mas aí veio o apelo de atores e técnicos, liderados por Selton Mello, intérprete do próprio Rubens Paiva, que desejavam que seus trabalhos fossem avaliados pelos colegas de ofício. Todos os prêmios (e são 30!) são outorgados por votação secreta de 361 acadêmicos.
Walter dobrou-se ao desejo de sua equipe. A homenagem foi desmanchada e as indicações a “Ainda Estou Aqui” se multiplicaram. Selton emplacou merecida vaga entre os protagonistas. Seu papel, embora não ocupe largo tempo na narrativa (Paiva foi assassinado pela ditadura militar), fica na memória do espectador. O filme, disponível na Globoplay, concentra-se, por inteiro, nas consequências do brutal desaparecimento do ex-deputado na vida de sua viúva, mãe de seus cinco filhos.
Registre-se, aqui, que apenas uma das 30 categorias analisadas pelo acadêmicos – a de “filmes de comédia” – na verdade não é avaliada por eles, mas sim pelo Voto Popular. O que leva a crer que “O Auto da Compadecida 2”, de Guel Arraes e Flávia Lacerda, deva ser o vencedor. Afinal, passou pelo teste do circuito exibidor, vendendo 4,2 milhões de ingressos.
O longa “Malu”, do estreante Pedro Freire, é o segundo filme com maior número de indicações: 12, incluindo a categoria principal (melhor longa ficcional). Houve quem estranhasse a ausência do jovem cineasta na categoria melhor direção. Mas ela veio em uma subdivisão da festa da Academia. Freire é um dos candidatos (fortíssimo) a melhor diretor estreante (de ópera-prima, como dizem os hispânicos, usando o sentido quantitativo, não-qualificativo).
A mineira Yara de Novaes, protagonista de “Malu” – já poderia chegar à Cidade das Artes com seu discurso de agradecimento na ponta da língua. Mas terá parada dura pela frente – Fernanda Torres. Pode ser que “Malu” triunfe na categoria “atriz coadjuvante”, com Juliana Carneiro da Cunha (ou Carol Duarte).

Outro filme que causou sensação na lista da Academia é o goiano “Oeste Outra Vez” (nove indicações). Depois de triunfar em Gramado, o filme de Erico Rassi passou, como convidado especial, por uma dezena dos festivais brasileiros. E seduziu os cinéfilos com sua narrativa de western crepuscular.
Com oito indicações (cada um) destacam-se o cearense “Motel Destino” e o paulistano “Baby”, de Marcelo Caetano. Dois filmes impressos em cores fortes (vermelhos, laranjas) e neon, com a sexualidade à flor da pele e ótimos elencos. Ambos tiveram o Festival de Cannes como primeira vitrine. E fizeram jus a significativa fortuna crítica. Só não alcançaram o público que mereciam. Quem sabe devido ao ardor de suas cenas de sexo. O filme de Karim Aïnouz, uma recriação do viscontiano “Ossessione” (baseado no livro “O Destino Bate à sua Porta”), tem os barulhos e odores de um motel como pano de fundo. O de Marcelo Caetano ambienta sua sequência mais caliente num cinema de “pegação” homoerótica.
“Kasa Branca”, do carioca Luciano Vidigal, e “O Dia que te Conheci”, do mineiro André Novais Oliveira, têm três indicações cada.
Na categoria longa documental, o bicho vai pegar. A Academia resistirá ao belo e inventivo “Othelo, o Grande”, de Lucas H. Rossi, que tem Sebastião “Grande Otelo” Prata como razão de ser? Ou optará pelo delicioso e mobilizador “3 Obás de Xangô”, de Sérgio Machado, registro alto astral das aprontações de três irresistíveis amigos baianos – Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé? Sim, o argentino Carybé, que sentou praça em Salvador, e transformou-se no mais baiano dos baianos.
Tudo indica que “Othelo” (com th no filme de Rossi) vai levar a melhor. E que o baiano Sérgio Machado poderá levar para casa o “Otelo” de melhor longa de animação com “A Arca de Noé”, recriação de peça e disco de Vinícius de Moraes e parceiros. O filme vendeu quase 400 mil ingressos e transformou-se na mais ousada produção animada do país, já que contou com sólida parceria com a China.
A “Arca” terá mais quatro concorrentes, um deles, uma produção de baixo custo, mas que somou significativos 25 mil espectadores: “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo.
Houve ano em que a categoria longa de animação nem pôde ser submetida à votação dos associados da Academia, tão rarefeitos eram os títulos. Neste 2025, todas as vagas (cinco) foram preenchidas. Os outros três postulantes ao “Otelo” são “Abá e sua Banda”, do carioca Humberto Avelar, “O Sonho de Clarice”, dos brasilienses Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, e “Placa Mãe” do mineiro Igor Bastos.
A categoria melhor filme infantil conta com um franco favorito: “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, de Fernando Frahia, baseado nos quadrinhos de Mauricio de Souza. O longa, protagonizado pelo carismático Isaac Amendoim, vendeu mais de 900 mil ingressos. Seus concorrentes são apenas dois: “Princesa Adormecida”, de Claudio Boeckel, e “Tudo por um Pop Star 2”, de Marco Antonio de Carvalho.
Como pode uma cinematografia ser forte, se não cuida da formação de espectadores?
Como diz o ditado popular: é de pequenino que se torce o pepino.
Mas, no Brasil, mais de 80% da produção é composta de filmes autorais e documentários. Ninguém há de negar a importância desses dois segmentos. Mas sem produções infanto-juvenis, enfrentaremos novos (e péssimos) meses de julho como esse que está se encerrando.
Dados oficiais mostram que o cinema brasileiro iniciou o ano de 2025 com boas estatísticas. Foram vendidos mais de 8 milhões de ingressos, o que permitiu market share de quase 15% de nosso mercado interno (graças à “Compadecida”, a “Ainda Estou Aqui” e “Chico Bento”). Depois, mesmo com os 600 mil ingressos de “Homem com H”, de Esmir Filho, a situação foi piorando, piorando. Chegamos a julho, como diria a Dona Armênia de Aracy Balabanian, “na chón”.
Pelo menos, em registro otimista, há que se lembrar que a safra selecionada pela Academia para sua edição número 24 é das mais vigorosas. Entre os filmes analisados (e indicados em uma, duas ou três categorias) merecem destaque “Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes, “O Dia que te Conheci”, de André Novais Oliveira, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa, “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, e “Kasa Grande”, de Luciano Vidigal.
A Noite dos Otelos distribuirá troféus, também, a séries, numa temporada em que os destaques são “Senna”, megaprodução da Netflix, “Cidade de Deus – A Luta Não Para”, da O2 de Fernando Meirelles, e “Os Outros”. Registre-se, porém, que esta série, da TV Globo, em sua segunda temporada não chegou aos pés da primeira, realmente arrebatadora.
Confira os finalistas:
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
. AINDA ESTOU AQUI, de Walter Salles. Produção: Maria Carlota Bruno por VideoFilmes e Rodrigo Teixeira por RT Features
. BABY, de Marcelo Caetano. Produção: Ivan Melo por Cup Filmes, Marcelo Caetano por Desbun Filmes e Beto Tibiriçá por Plateau Produções
. KASA BRANCA, de Luciano Vidigal. Produção: Bárbara Defanti por Sobretudo Produção Audiovisual, Gisele Camara por Tacacá Filmes, Roberto Berliner, Sabrina Garcia e Leo Ribeiro por TvZero, Luciano Vidigal por Dualto Produções e Cavi Borges por Cavideo.
. MALU, de Pedro Freire. Produção: Tatiana Leite por Bubbles Project e Sabrina Garcia, Leo Ribeiro e Roberto Berliner por TvZero
. MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz. Produção: Janaína Bernardes e Karim Aïnouz por Cinema Inflamável, André Novis, Caio Gullane e Fabiano Gullane por Gullane
MELHOR LONGA-METRAGEM (COMÉDIA)
. O AUTO DA COMPADECIDA 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes. Produção: Pedro Buarque de Hollanda por Conspiração, Sandro Rodrigues e Edson Pimentel por H2O Produções e Guel Arraes por Guel Produtora
. O DIA QUE TE CONHECI, de André Novais Oliveira. Produção: Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira, Maurilio Martins e Gabriel Martins por Filmes de Plástico Produções Audiovisuais
. CÂNCER COM ASCENDENTE EM VIRGEM, de Rosane Svartman. Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções
. ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF, de Marcos Jorge. Produção: Claudia da Natividade por Citizencrane Produções Cinematográficas
. KASA BRANCA, de Luciano Vidigal. Produção: Bárbara Defanti por Sobretudo Produção Audiovisual, Gisele Camara por Tacacá Filmes, Roberto Berliner, Sabrina Garcia e Leo Ribeiro por TvZero, Luciano Vidigal por Dualto Produções e Cavi Borges por Cavideo.
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
. OTHELO, O GRANDE, de Lucas H. Rossi dos Santos. Produção: Ailton Franco Jr. por Franco Filmes e Lucas H. Rossi dos Santos por Baraúna Produções
. 3 OBÁS DE XANGÔ, de Sérgio Machado. Produção: Diogo Dahl por Coqueirão Pictures
. MILTON BITUCA NASCIMENTO, de Flavia Moraes. Produção: Ricardo Aidar e Larissa Prado por Canal Azul, Augusto Nascimento por Nascimento Música, Caio Gullane e Fabiano Gullane por Gullane
. LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL, de Alessandra Dorgan. Produção: Deborah Osborn por bigBonsai, Daniel Gaggini e Felipe Briso por Muk Produções
. ASSEXYBILIDADE, de Daniel Gonçalves. Produção: Daniel Gonçalves por SeuFilme e Roberto Berliner por TvZero
. FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE, de Susanna Lira. Produção: Susanna Lira e Tito Gomes por Modo Operante Produções
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
. ARCA DE NOÉ, de Sérgio Machado e Aloís Di Leo. Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane por Gullane, Maria Carlota Bruno e Walter Salles por Video Filmes
. TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo. Produção: Tiago Marcondes Alves de Lima, Eduardo Ribeiro Bassi e Diego M. Doimo por Rocambole Produções Audiovisuais
. ABÁ E SUA BANDA, de Humberto Avelar. Produção: Silvia Fraiha e Alexandre Carvalho por Fraiha Produções
. O SONHO DE CLARICE, de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho. Produção: Fernando Gutiérrez e Vivian de Campos Palmeira Gutiérrez por Fantom Filmes e Produções Artísticas
. PLACA MÃE, de Igor Bastos. Produção: Igor Bastos e Lazaro Camilo por Flash Minas
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
. CHICO BENTO E A GOIABEIRA MARAVIOSA, de Fernando Fraiha. Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Daniel Rezende por Biônica Filmes, Marcio Fraccaroli por Paris Entretenimento e Marcos Saraiva por Mauricio de Sousa Produções
. PRINCESA ADORMECIDA, de Claudio Boeckel. Produção: Rodrigo Montenegro e Mara Lobão por Panorâmica Filmes
. TUDO POR UM POP STAR 2, de Marco Antonio de Carvalho. Produção: Rodrigo Montenegro e Mara Lobão por Panorâmica Filmes
MELHOR LONGA IBERO-AMERICANO
. GRANDE TOUR (Portugal) – Direção: Miguel Gomes. Indicação: Academia Portuguesa de Cinema
. SUJO (México) – Direção: Astrid Rondero y Fernanda Valades. Indicação: Academia Mexicana de Artes y Ciencias Cinematográficas
. EL JOCKEY (Argentina) – Direção Luis Ortega. Indicação: Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina
. ESTIMADOS SEÑORES (Colombia) – Direção: Patricia Castañeda. Indicação: Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas
. LA INFILTRADA (Espanha) – Direção: Arantxa Echevarría. Indicação: Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España
MELHOR DIREÇÃO
. WALTER SALLES por Ainda Estou Aqui
. ÉRICO RASSI por Oeste Outra Vez
. KARIM AÏNOUZ por Motel Destino
. MARCELO CAETANO por Baby
. ANDRUCHA WADDINGTON por Vitória
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA
. PEDRO FREIRE por Malu
. LUCAS H. ROSSI DOS SANTOS por Othelo, O Grande
. DIRA PAES por Pasárgada
. ALESSANDRA DORGAN por Luiz Melodia – No Coração do Brasil
. JOÃO CÂNDIDO ZACHARIAS por A Herança
MELHOR ATRIZ DE LONGA-METRAGEM
. FERNANDA TORRES como Eunice Paiva por Ainda Estou Aqui
. YARA DE NOVAES como Malu por Malu
. DIRA PAES como Irene por Pasárgada
. GRACE PASSÔ como Luisa por O Dia Que Te Conheci
. ANDREA BELTRÃO como Marta por Avenida Beira-Mar
MELHOR ATOR DE LONGA-METRAGEM
. ÂNGELO ANTÔNIO como Totó por Oeste Outra Vez
. CAIO BLAT como Riobaldo por Grande Sertão
. FABIO ASSUNÇÃO como Elias por Motel Destino
. JOÃO PEDRO MARIANO como ‘Baby’ por Baby
. MATHEUS NACHTERGAELE como João Grilo por O Auto da Compadecida 2
. SELTON MELLO como Rubens Paiva por Ainda Estou Aqui
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE LONGA
. JULIANA CARNEIRO DA CUNHA como Dona Lili por Malu
. BÁRBARA LUZ como Nalu por Ainda Estou Aqui
. CAROL DUARTE como Joana por Malu
. LINN DA QUEBRADA como Bibiana por Vitória
. VALENTINA HERSZAGE como Veroca por Ainda Estou Aqui
MELHOR ATOR COADJUVANTE DE LONGA
. RICARDO TEODORO como Ronaldo por Baby
. ANTONIO PITANGA como Ermitão por Oeste Outra Vez
. ÁTILA BEE como Tibira por Malu
. BABU SANTANA como Durval por Oeste Outra Vez
. HUMBERTO CARRÃO como Félix por Ainda Estou Aqui
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
. ADRIAN TEIJIDO, ABC, por Ainda Estou Aqui
. ANDRÉ CARVALHEIRA, ABC, por Oeste Outra Vez
. GUSTAVO HADBA, ABC, por Grande Sertão
. GUSTAVO HADBA, ABC, por Auto da Compadecida 2
. HÉLÈNE LOUVART, AFC, por Motel Destino
. JOANA LUZ e PEDRO SOTERO, ABC, por Baby
. MAURO PINHEIRO JR., ABC, por Malu
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
. ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA por O Dia que te Conheci
. ÉRICO RASSI por Oeste Outra Vez
. LUCIANO VIDIGAL por Kasa Branca
. MARCELO CAETANO e GABRIEL DOMINGUES por Baby
. PEDRO FREIRE por Malu
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
. BIA LESSA – adaptado da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa – por O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
. GUEL ARRAES e JORGE FURTADO – adaptado da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa – por Grande Sertão
. MARCELO GOMES, MARIA CAMARGO e GUSTAVO CAMPOS – adaptado da obra “Relato de Um Certo Oriente”, de Milton Hatoum – por Retrato de Um Certo Oriente
. MURILO HAUSER e HEITOR LOREGA – baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva – por Ainda Estou Aqui
. SÉRGIO MACHADO – inspirado na obra “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes – por Arca de Noé
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
. CAMILA MOUSSALLEM por As Polacas
. CARLOS CONTI por Ainda Estou Aqui
. CAROL TANAJURA por Oeste Outra Vez
. ELSA ROMERO por Malu
. MARCOS PEDROSO por Motel Destino
MELHOR FIGURINO
. ALINE CANELLA por A Batalha da Rua Maria Antônia
. CAO ALBUQUERQUE e DIANA LESTE por Grande Sertão
. CLAUDIA KOPKE por Ainda Estou Aqui
. EMILIA DUNCAN por O Auto da Compadecida 2
. GABRIELA CAMPOS por Baby
. KIKA LOPES e ANANDA FRAZÃO por Motel Destino
MELHOR MAQUIAGEM
. ANA PIERONI por Oeste Outra Vez
. MARCOS FREIRE por Malu
. MARISA AMENTA por Ainda Estou Aqui
. ROSEMARY PAIVA por Grande Sertão
. ROSEMARY PAIVA por O Auto da Compadecida
MELHOR MONTAGEM
. AFFONSO GONÇALVES, ACE, por Ainda Estou Aqui
. ANDRÉ FINOTTI por 3 Obás de Xangô
. CRISTINA AMARAL por Cidade; Campo
. FABIAN REMY por Baby
. FABIO JORDÃO por O Auto da Compadecida 2
. MARILIA MORAES, EDT, por Malu
MELHOR EFEITO VISUAL
. AILTON PIUÍ e JOÃO PAULO GERALDO por Retrato de Um Certo Oriente
. CLAUDIO PERALTA por Ainda Estou Aqui
. CLAUDIO PERALTA por O Auto da Compadecida 2
. CLAUDIO PERALTA por Vitória
. EDUARDO SCHAAL, GUILHERME RAMALHO e HUGO GURGEL por Grande Sertão
. GUILHERME RAMALHO, HUGO GURGEL e FRANÇOIS PUREN por Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa
MELHOR SOM
. ABRÃO ANTUNES, MIRIAM BIDERMAN, ABC, RICARDO REIS, ABC e TOCO CERQUEIRA por Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa
. CAIO GOX, ANDRÉ TADEU e CARLOS PAES por Arca de Noé
. JORGE REZENDE, JORGE VAZ, MIRIAM BIRDERMAN, ABC, RICARDO REIS, ABC e TOCO CERQUEIRA por Meu Sangue Ferve Por Você
. JORGE SALDANHA, ALESSANDRO LAROCA e EDUARDO VIRMOND LIMA por Vitória
. LAURA ZIMMERMAN e STÉPHANE THIÉBAUT por Ainda Estou Aqui
. MARCEL COSTA e DANIEL TURINI por Malu
. MOABE FILHO, PEDRO MOREIRA, WALDIR XAVIER e ADRIAN BAUMEISTER por Motel Destino
MELHOR TRILHA SONORA
. AMINE BOUHAFA por Motel Destino
. ANDRÉ ABUJAMRA e MATEUS ALVES por O Clube das Mulheres de Negócios
. ANTONIO PINTO por A Batalha da Rua Maria Antônia
. ANTONIO PINTO por Vitória
. BETO VILLARES por Grande Sertão
. GUILHERME GARBATO por Oeste Outra Vez
. WARREN ELLIS por Ainda Estou Aqui
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
. SENNA – Temporada única – Direção Geral: Vicente Amorim. Roteiro: Vicente Amorim, Patrícia Andrade, Luiz Bolognesi, Fernando Coimbra, Gustavo Bragança, Álvaro Campos, Alvaro Mamute e Rafael Spínola. Produção: Gullane – Caio Gullane e Fabiano Gullane. Canal Exibidor: Netflix
. CIDADE DE DEUS: A LUTA NÃO PARA – 1ª temporada – Direção Geral: Aly Muritiba. Roteiro: Sérgio Machado, Renata Di Carmo, Armando Praça, Estevão Ribeiro, Rodrigo Felha e Aly Muritiba. Produção: O2 Filmes – Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles. Canal Exibidor: HBO e MAX
. IMPUROS – 5ª temporada – Direção Geral: René Sampaio e Tomás Portella. Roteiro: Tomás Portella, Thiago Brito, Thiago Ortman, Clara Meirelles e Álvaro Mamute. Produção: Fogo Cerrado – Juliana Funaro e Leme Filmes – Rômulo Marinho. Canal Exibidor: Star +
. OS OUTROS – 2ª temporada – Direção Geral: Luisa Lima. Roteiro: Lucas Paraizo. Produção: Globoplay – Luciana Monteiro. Canal Exibidor: Globoplay
. OS QUATRO DA CANDELÁRIA – 1ª Temporada – Direção Geral: Luis Lomenha. Roteiro: Renata Di Carmo, Luh Maza, João Ademir, Luis Lomenha, Dodô Azevedo. Produção: Kromaki – Rodrigo Letier. Canal Exibidor: Netflix
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
. BATEAU MOUCHE – O NAUFRÁGIO DA JUSTIÇA – Temporada única – Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. Roteiro: Guto Barra e Renata Amato. Produção: Producing Partners – Guto Barra e Tatiana Issa. Canal Exibidor: MAX e HBO
. FALAS NEGRAS – 4ª Temporada – Direção Geral: Antonia Prado. Roteiro: Clayton Nascimento e Mariana Jaspe. Produção: TV Globo – Ana Luisa Miranda. Canal Exibidor: TV Globo
. MANÍACO DO PARQUE – A HISTÓRIA NÃO CONTADA – 1ª Temporada – Direção Geral: Thaís Nunes. Roteiro: Thaís Nunes. Produção: Santa Rita Filmes – Marcelo Braga. Canal Exibidor: Amazon Prime
. ROMÁRIO – O CARA – 1ª Temporada – Direção Geral: Bruno Maia. Roteiro: Victor Hugo Fiuza, Bruno Maia e Emilio Domingos. Produção: Fell The Match – Bruno Maia e Kromaki – Rodrigo Letier. Canal Exibidor: MAX
. VIVA O CINEMA! UMA HISTÓRIA DA MOSTRA DE SÃO PAULO – Temporada única – Direção Geral: Gustavo Rosa de Moura e Marina Person. Roteiro: André Bomfim e Larissa Kurata. Produção: Mira Filmes – Gustavo Rosa de Moura. Canal Exibidor: HBO e MAX
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
. ASTRONAUTA – 1ª Temporada– Direção Geral: Roger Keesse. Roteiro: Roger Keesse. Produção: Mauricio de Sousa Produções – Marcos Saraiva e Mauricio de Sousa. Canal Exibidor: HBO e MAX
. COSMO, O COSMONAUTA – 1ª Temporada – Direção Geral: Guilherme Fiuza Zenha e Eduardo Damasceno. Roteiro: Sarah Passos, Eduardo Damasceno, Luís Felipe Garrocho e Guilherme Fiuza Zenha. Produção: Immagini Animation – Luiz Fernando de Alencar, Giordano Becheleni e Solo Filmes – Guilherme Fiuza Zenha. Canal Exibidor: Cartoonito
. GILDO – 1ª Temporada – Direção Geral: Cesar Cabral. Roteiro: Cesar Cabral, Silvana Rando, Leandro Maciel, Ìndigo Ayer, Marcos Takeda e Thomas Larson. Produção: Coala Filmes – Anália Tahara e Stephanie Saito. Canal Exibidor: TV Brasil
. IRMÃO DO JOREL – 5ª Temporada – Direção Geral: Juliano Enrico. Roteiro: Arnaldo Branco, David Benincá, Daniel Furlan, Elena Altheman, Juliano Enrico, Lucas Pelegrineti, Nigel Goodman, Raul Chequer, Valentina Castelo Branco e Zé Brandão. Produção: Copa Studio – Zé Brandão, Felipe Tavares e Rodrigo Soldado. Canal Exibidor: Max e Cartoon Network Latin America
. LINO – MEU PAI É FERA – 1ª Temporada – Direção Geral: Rafael Ribas. Roteiro: Rafael Ribas. Produção: Start Desenhos Animados – Marcelo Mazzetti Siqueira e Rafael Ribas. Canal Exibidor: Disney +
. O SHOW DA LUNA! – 8ª Temporada– Direção Geral: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. Roteiro: Rita Catunda, Marcela Catunda, Eduardo Melo, Julio Caio e Camille Helms. Produção: Pinguim Content – Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino. Canal Exibidor: Discovery Kids
. VOVÓ TATÁ- 1ª Temporada – Direção Geral: Pedro Poscidônio. Roteiro: Pricilla Silva da Costa, Eduardo José de Andrade Branco e Estevão da Matta Ribeiro. Produção: Raccord Produções – Clélia Bessa e Globo. Canal Exibidor: Gloobinho e Globoplay
MELHOR ATRIZ SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
. ADRIANA ESTEVES como Cibele por Os Outros
. ALICE WEGMANN como Raíssa por Rensga Hits
. ANDRÉIA HORTA como Jerusa por Cidade de Deus: a Luta não Para
. LETÍCIA COLIN como Raquel por Os Outros
. ROBERTA RODRIGUES como Berenice por Cidade de Deus: a Luta não Para
MELHOR ATOR SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
. ANDREI MARQUES como Jesus por Os Quatro da Candelária
. EDUARDO STERBLITCH como Sérgio por Os Outros
. GABRIEL LEONE como Pedro Dom por Dom
. GABRIEL LEONE como Senna por Senna
. MATHEUS NACHTERGAELE como Quincas por Chabadabadá
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
. E SEU CORPO É BELO, direção Yuri Costa
. HELENA DE GUARATIBA, direção Karen Black
. O LADO DE FORA FICA AQUI DENTRO, direção Larissa Barbosa
. QUANDO AQUI, direção André Novais Oliveira
. ZAGÊRO, direção Victor Di Marco e Márcio Picoli
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
. A NOITE DAS GARRAFADAS, direção Elder Gomes Barbosa
. EU FUI ASSISTENTE DO EDUARDO COUTINHO, direção Allan Ribeiro
. MAR DE DENTRO, direção Lia Letícia
. VENTO DOURADO, direção André Hayato Saito
. VOCÊ, direção Elisa Bessa
. VOLLÚPYA, direção Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr.
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
. A MENINA E O POTE, direção Valentina Homem e Tati Bond
. EU E O BOI, O BOI E EU, direção Jane Carmen Oliveira
. EU SOU UM PASTOR ALEMÃO, direção Angelo Defanti
. HOJE EU SÓ VOLTO AMANHÃ, direção Diego Lacerda
. MENINO MONSTRO, direção Guilherme Alvernaz
. RECEITA DE VÓ, direção Carlon Hardt
. POSSO CONTAR NOS DEDOS, direção Victória Kaminski
. KABUKI, direção Tiago Minamisawa
