Mercado de conteúdo de TV e cinema ganha agência para negócios e formação de autores e roteiristas
A Agência de Conteúdo e Formação Audiovisual (ACFA) é uma iniciativa inovadora que visa democratizar a entrada de novos agentes e autores na economia criativa audiovisual, em operações totalmente via web. Atuará em duas frentes: na formação de novos autores, com 25 videoaulas, e no agenciamento de roteiros e projetos para cinema e TV.
A ACFA tem o objetivo de prestar um precioso serviço aos novos autores de todas as regiões do Brasil, com formação em roteiro e produção para cinema e TV, e na exposição de seus conteúdos em um banco de projetos direcionados ao mercado produtor de cinema e TV.
O portal vai permitir a acessibilidade a toda e qualquer pessoa aos processos de criativos do cinema e da TV, e que tenha uma história para contar. Na ACFA, existem espaços para todo tipo de conteúdo, de um simples argumento ou um roteiro completo à um piloto para TV, à disposição do grande mercado de cinema e televisão, que está entrando em uma nova fase de desenvolvimento.
A ACFA dispõe, gratuitamente, de um sistema de armazenamento de conteúdos, um banco de projetos para roteiros e pilotos de TV, dividido por diferentes gêneros (infantil, adulto, animação, comédia e drama) e formatos (cinema, TV, web e game).
Estes projetos são ofertados através de pitchings on line, coordenado pela ACFA, ao mercado realizador; cineastas, produtoras de TV e cinema, e canais de TV por assinatura. “Percebemos que existe um grande distanciamento entre o realizador e os canais de TV, assim com os roteiristas e os cineastas e produtores. Acredito que, além de aproximar esses dois agentes, também estamos estimulando o autor a pensar o mercado, a perceber que suas ideias precisam se conectar com um outro agente antes de chegar ao público”, afirma Hermes Leal, do Instituto Cinema em Transe, responsável pela ideia e realização do projeto.
COMO PARTICIPAR DA ACFA
“Qualquer pessoa, de qualquer lugar do país, pode utilizar os serviços da ACFA via web, totalmente gratuitos”, afirma Hermes Leal, diretor do Instituto Cinema em Transe, realizador do projeto.
Para tanto, autores, produtores e canais de TV devem se cadastrar no site www.acfa.com.br.
Os autores, pessoas físicas ou jurídicas, interessados em inscrever seus projetos na ACFA, devem fazer o cadastro como “autor”. Após cadastrar login e senha, poderá inscrever quantos projetos quiser.
Já produtoras e canais de TV, interessados em visualizar os projetos inscritos no site, poderão ter acesso aos argumentos, roteiros e pilotos, na íntegra, mediante cadastro como “produtora/canal”. E ainda poderão solicitar agendamento de pitchings online, com os responsáveis dos projetos de seu interesse, no próprio site. A coordenação da ACFA fará o contato com os respectivos autores informando o interesse e agendando os pitchings.
VIDEOAULAS DA ACFA
Além de unir as duas pontas do mercado audiovisual, o portal vai ainda formar e incentivar o surgimento de novos autores, criando oportunidades para todas as pessoas, de qualquer formação cultural e social, para que possam aprender a escrever para cinema e TV através de videoaulas com nossos melhores autores, roteiristas e produtores do mercado.
As videoaulas oferecidas gratuitamente no site explicam os procedimentos para se criar roteiros de cinema e TV e como formatar projetos de séries de TV e encontrar o foco certo para seus produtos no mercado audiovisual.
Ao todo, são 25 videoaulas divididas em duas vertentes, Roteiro e Mercado. Ministram as videoaulas de Roteiro o roteirista, escritor e professor Ricardo Tiezzi, o roteirista Luis Bolognesi e o roteirista Newton Cannito. Já nas videoaulas sobre Mercado, estão a produtora executiva da O2 Filmes, Andrea Barata Ribeiro, e o produtor da Mixer, João Daniel Tikhomiroff.
Ricardo Tiezzi, roteirista do filme “Qualquer Gato Vira-Lata” e de “Malhação”, da TV Globo, entre outros, está em cinco videoaulas onde aborda os primeiros passos para se criar um roteiro de cinema, além de dar dicas para entrar no mercado.
Luis Bolognesi, roteirista de “Uma História de Amor e Fúria”, aprofunda a questão da criação dos personagens em roteiro de longa-metragem, em quatro videoaulas sobre o tema.
Para falar sobre mercado e formatação de projetos para apresentação aos canais de TV, os produtores Andrea Barata Ribeiro e João Daniel Tikhomiroff explicam, em dez videoaulas, o passo a passo para se conseguir êxito na área, desde o início do desenvolvimento dos projetos à sua correta adequação aos canais de TV.
A Agência de Conteúdo e Formação Audiovisual (ACFA) é uma realização do Instituto Cinema em Transe, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e com a Revista de CINEMA.
O projeto será lançado no dia 21 de setembro, durante o Festival de Cinema de Brasília.