“Câncer”, de Glauber Rocha, é exibido em comemoração aos 75 anos de seu nascimento

No dia 15 de março, às 15h, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realiza um evento especial para lembrar os 75 anos de nascimento do cineasta baiano Glauber Rocha (1939 – 1981). Haverá a exibição do filme Câncer (1968 – 1972, 80 minutos), obra inédita no circuito comercial, seguido de bate papo com o cineasta Pedro Paulo Rocha.

Câncer, obra dirigida por Glauber Rocha, é um trabalho experimental rodado em 16mm como exercício de possibilidades estéticas no cinema. Praticamente sem enredo, o filme traz, no entanto, uma reflexão a respeito da violência e da opressão das classes, dos gêneros e das raças. No elenco destacam-se participações de Ferreira Gullar, Hélio Oiticica e Rogério Duarte. O filme não é recomendado para menores de 16 anos.

O evento acontecerá próximo à Casa Guilherme de Almeida, na Rua Cardoso de Almeida, 1943. Este endereço passará a abrigar diversas atividades da Casa Guilherme de Almeida, pois servirá de anexo do museu-casa para grandes eventos. A entrada é gratuita. A exibição faz parte da série Encontros Cinematographos. Serão disponibilizadas 50 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para 3673-1883 ou enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com.

Pedro Paulo Rocha é cineasta e artista transmídia. Realizou o filme Molotov Frames e dirigiu o clipe de Lira Sistema lacrimal. Também é autor do projeto Pignatari Zona Live, que conta com participações de artistas como Loop B, Tatá Aeroplano, Lira e Fernando TRZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.