Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval têm filmografia reunida em mostra

A mostra “O Cinema de Klotz e Perceval: a França dos Excluídos” apresenta, de 16 a 22 de julho, no CineSesc, em São Paulo, a filmografia de um dos mais importantes cineastas franceses da atualidade. Nicolas Klotz, dotado de um estilo particular de filmar, volta-se para personagens marginais que refletem as configurações das relações socioculturais na França pós-colonial.

Serão exibidos dez longas e três curtas do diretor ainda inéditos no Brasil, além de “A Questão Humana” (2007) que chegou às salas de cinema do país. O diretor e sua mulher, a roteirista Elisabeth Perceval, estarão presentes durante a mostra para debates, entrevistas e uma masterclass que acontecerá no dia 18 de julho, às 11h, com entrada gratuita.

Ainda como parte da programação, o CineSesc promove o Cine Psique, em parceria com o IPq-HC (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas), um bate-papo com a plateia após a exibição de “A Questão Humana”, em 21 de julho, às 19h, com entrada gratuita. O objetivo é utilizar a capacidade única que o cinema tem de criar as mais variadas representações da realidade para assim discutir a questão dos transtornos mentais e dos pacientes psiquiátricos.

Um curso completa a programação, com o crítico de cinema Felipe Furtado, que acontece nos dias 23 e 24 de julho, das 19h30 às 21h30, com entrada de R$ 6,00 a R$ 20,00. O objetivo é apresentar e contextualizar a obra de Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval dentro do cinema francês e do cinema politico contemporâneo. O casal ficou conhecido a partir da repercussão da sua Trilogia dos Tempos Modernos (formada por “Paria”, “A Ferida” e “A Questão Humana”) e as aulas se debruçam, sobretudo, sobre estes três trabalhos tentando localizar o que os torna singulares como peças de resistência política, suas influências cinematográficas e a maneira como se relacionam com a vida na França contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.