Dezesseis filmes disputam indicação nacional ao Oscar 2017
Dezesseis longas-metragens participarão da seleção que escolherá o representante brasileiro na disputa pelo Oscar 2017 de melhor filme em língua estrangeira. Os longas inscritos são A Despedida, de Marcelo Galvão; Mais Forte que o Mundo, de Afonso Poyart; O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum; Pequeno Segredo, de David Schurmann; Chatô – O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes; Uma Loucura de Mulher, de Marcus Ligocki Júnior; Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner; Vidas Partidas, de Marcos Schetchman; O Começo da Vida, de Estela Renner; Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de José Belisario Cabo Penna Franca; Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado; Campo Grande, de Sandra Kogut; A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade; Até que a Casa Caia, de Mauro Giuntini; e O Roubo da Taça, de Caíto Ortiz.
O filme A Hora e a Vez de Augusto Matraga foi inabilitado por ter sido lançado fora do período exigido pela academia norte-americana, de 1° de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016.
O período de inscrições encerrou-se no dia 31 de agosto, quarta-feira, e, até sexta-feira, dia 2, foi aceito material postado até o término das inscrições. Após esse período, o MinC analisou a documentação recebida para a habilitação dos candidatos.
No dia 12 de setembro, após avaliação dos representantes da comissão especial, será anunciado o nome do filme escolhido, em cerimônia na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
A comissão é formada por Adriana Scorzelli Rattes, Luiz Alberto Rodrigues, George Torquato Firmeza, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello, Sylvia Regina Bahiense Naves, Carla Camuratti e Bruno Barreto.